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Authors
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Abstract(s)
The idea of what a company’s goals should be has had a massive shift, from only focusing on
profits, to also taking into consideration society’s needs and how to engage with it. In fact, the
importance of business in addressing social needs is undoubtable, since they are the most
efficient way of determining these needs and their solution. Bearing this in mind, it was created
a movement of companies committed to use their activity in a way that improving social and
environmental issues is at their core mission, the B Corps.
In this context, this dissertation focuses on the process of becoming a B Corp, through the study
of the case of Manipedi, a Portuguese nails spa aiming to empower and give a stable job to
talented and driven women living in difficult life conditions. By certifying into a B Corp,
Manipedi ensures that its social mission is kept and will not be jeopardized over profits.
The necessary changes a company must perform in order to become a B Corp vary from
company to company, according to its characteristics and mission. Besides, the basis to become
a B Corp is to improve social and environmental issues, which vary with external and internal
factors to the firm. This way, there is no equal path when becoming a B Corp, but a continuous
and progressive journey which each firm must shape according to its characteristics.
A perceção de quais devem ser os objetivos de uma empresa sofreu uma mudança significativa, descentralizando da ambição pelo lucro, e expandindo à consideração de necessidades sociais. De facto, as empresas são o meio mais eficiente para abordar estas necessidades, uma vez que possuem todas as ferramentas necessárias à sua identificação e determinação de possíveis soluções. Assim, surgiu um movimento de empresas comprometidas em utilizar a sua atividade em prol da melhoria de necessidades sociais e ambientais, através da integração das mesmas na sua missão: as Empresas B. Neste contexto, esta dissertação tem como foco o processo de transformação de uma empresa numa Empresa B. Par tal, o estudo da Manipedi, um salão de unhas português, cujo objetivo é empregar e capacitar mulheres talentosas e empenhadas que vivem em condições de vida difíceis, servirá como ilustração. Através desta certificação, a Manipedi garante que a sua missão social será mantida, e que a mesma não será prejudicada em detrimentos dos lucros da empresa. As mudanças necessárias para esta certificação são variáveis e dependentes das características e missão da empresa. Ainda, o foco nas necessidades sociais e ambientais é a base para uma empresa se tornar numa B, e estas variam tanto com fatores externos como internos à empresa. Desta forma, não existe um único caminho para uma empresa se tornar uma B, mas uma jornada contínua e progressiva que cada empresa deve ajustar às suas características.
A perceção de quais devem ser os objetivos de uma empresa sofreu uma mudança significativa, descentralizando da ambição pelo lucro, e expandindo à consideração de necessidades sociais. De facto, as empresas são o meio mais eficiente para abordar estas necessidades, uma vez que possuem todas as ferramentas necessárias à sua identificação e determinação de possíveis soluções. Assim, surgiu um movimento de empresas comprometidas em utilizar a sua atividade em prol da melhoria de necessidades sociais e ambientais, através da integração das mesmas na sua missão: as Empresas B. Neste contexto, esta dissertação tem como foco o processo de transformação de uma empresa numa Empresa B. Par tal, o estudo da Manipedi, um salão de unhas português, cujo objetivo é empregar e capacitar mulheres talentosas e empenhadas que vivem em condições de vida difíceis, servirá como ilustração. Através desta certificação, a Manipedi garante que a sua missão social será mantida, e que a mesma não será prejudicada em detrimentos dos lucros da empresa. As mudanças necessárias para esta certificação são variáveis e dependentes das características e missão da empresa. Ainda, o foco nas necessidades sociais e ambientais é a base para uma empresa se tornar numa B, e estas variam tanto com fatores externos como internos à empresa. Desta forma, não existe um único caminho para uma empresa se tornar uma B, mas uma jornada contínua e progressiva que cada empresa deve ajustar às suas características.