Repository logo
 
Publication

Realização acadêmica e problemas de internalização em alunos do ensino básico e secundário em Portugal

dc.contributor.authorVeríssimo, Lurdes
dc.contributor.authorDias, Pedro
dc.contributor.authorSantos, Elodie
dc.contributor.authorDias, Sofia
dc.date.accessioned2020-07-27T10:57:51Z
dc.date.available2020-07-27T10:57:51Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo geral analisar as diferenças nos problemas de internalização (ansiedade, depressão, queixas somáticas), avaliados por diferentes informadores (pais, professores e jovens), em função do nível de realização acadêmica, em alunos do ensino básico e secundário. Para tal, recorreu-se a uma amostra estratificada representativa da população portuguesa constituída por 1.510 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e 18 anos. Do conjunto de provas da bateria Achenbach System of Empirically Based Assessment validados para a população portuguesa, foram utilizadas a Child Behavior Checklist 6-18, a Youth Self-Report 11-18 e a Teacher Report Form 6-18. De uma forma geral, os resultados evidenciam que os alunos com realização acadêmica baixa apresentam mais problemas de internalização do que alunos com realização acadêmica média e/ou elevada. No entanto, no 3º ciclo do ensino básico, na perspectiva dos próprios jovens, os alunos com realização acadêmica elevada apresentam maiores níveis de ansiedade/depressão, comparativamente aos alunos com realização acadêmica baixa. Estes resultados indicam-nos que, para além de os alunos com realização acadêmica baixa se encontrarem numa situação de risco e vulnerabilidade para problemas de internalização, é necessário ter também especial atenção aos alunos com realização acadêmica elevada. Destes resultados decorrem implicações práticas relevantes para os contextos escolares, nomeadamente ao nível da consideração da relação entre a realização acadêmica e o bem-estar psicológico.pt_PT
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the differences in the internalizing problems (anxiety, depression, somatic complaints), assessed by different informants (parents, teachers and young people), according to the level of academic achievement in primary and secondary school students. For this, a stratified sample representative of the Portuguese population comprised of 1510 students, between the ages of 11 and 18 years. From the set of Achenbach System of Empirically Based Assessment battery tests validated for the Portuguese population the Child Behavior Checklist 6-18, the Youth Self-Report 11-18 and the Teacher Report Form 6-18 were used. In general, the results show that students with low academic achievement have more internalizing problems than students with average and/or high academic achievement. However, in the 7th, 8th and 9th grades, from the perspective of the young people themselves, students with high level of academic achievement have higher levels of anxiety/depression, in comparison to students with low academic achievement. These results demonstrate that, apart from the students with low academic achievement being at risk and vulnerable to internalizing problems, it is also necessary to pay special attention to students with high academic achievement. These findings resulted in practical implications relevant to school contexts, more precisely when considering the correlation between academic achievement and psychological well-being.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVeríssimo, L., Dias, P., Santos, E., Ortigão, S. (2020). Realização acadêmica e problemas de internalização em alunos do ensino básico e secundário em Portugal. Educação & Pesquisa, 46, e218667pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/s1678-4634202046218667pt_PT
dc.identifier.eid85089772884
dc.identifier.eissn1678-4634
dc.identifier.issn1517-9702
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/30799
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de São Paulo, Faculdade de Educaçãopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectRealização acadêmicapt_PT
dc.subjectBem-estar psicológicopt_PT
dc.subjectProblemas de internalizaçãopt_PT
dc.subjectDepressãopt_PT
dc.subjectAnsiedadept_PT
dc.subjectAcademic achievementpt_PT
dc.subjectPsychological well-beingpt_PT
dc.subjectInternalizing problemspt_PT
dc.subjectDepressionpt_PT
dc.subjectAnxietypt_PT
dc.titleRealização acadêmica e problemas de internalização em alunos do ensino básico e secundário em Portugalpt_PT
dc.title.alternativeAcademic achievement and internalizing problems in primary and secondary school students in Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleEducação Pesquisapt_PT
oaire.citation.volume46pt_PT
person.familyNameVeríssimo
person.familyNameDias
person.familyNameSantos
person.familyNameDias
person.givenNameLurdes
person.givenNamePedro
person.givenNameElodie
person.givenNameSofia
person.identifier.ciencia-idCB1E-7A5F-8A5E
person.identifier.ciencia-idF01F-06AB-2F6D
person.identifier.orcid0000-0002-6725-4043
person.identifier.orcid0000-0002-1936-5363
person.identifier.orcid0000-0002-1094-1766
person.identifier.orcid0000-0002-3716-440X
person.identifier.scopus-author-id57208190230
person.identifier.scopus-author-id37017249000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0a465f6c-c1ba-415d-954a-1ad1564fa27e
relation.isAuthorOfPublication8bbc51da-41c8-4916-99c9-b5fab933a56e
relation.isAuthorOfPublicationc0de2041-2c33-496c-89a4-cb4c56e83595
relation.isAuthorOfPublication3147aa58-78ae-4ad1-91d4-c4803c88f54b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0a465f6c-c1ba-415d-954a-1ad1564fa27e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
20225807_en.pdf
Size:
324.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
20225807_pt.pdf
Size:
352.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format