Repository logo
 
Publication

Supervisão da prática pedagógica e colegialidade docente. A perspetiva dos candidatos a professores

dc.contributor.authorMesquita, Elza
dc.contributor.authorFormosinho, João
dc.contributor.authorMachado, Joaquim
dc.date.accessioned2013-10-14T14:17:40Z
dc.date.available2013-10-14T14:17:40Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractNeste artigo pretende-se dar conta de uma investigação que levamos a cabo junto de formandos de uma instituição de formação inicial. Teve-se como objetivo conhecer as representações de alguns «futuros professores» sobre os contributos que a prática pedagógica teve para a construção identitária da docência, em momentos determinados pelo trabalho docente, pela colegialidade e, obviamente, pelo trabalho que nos é inerente: a supervisão. Assim, partimos da seguinte questão: Qual é a visão que os formandos/futuros professores têm relativamente às práticas de supervisão desenvolvidas numa instituição de formação inicial de professores? Este trabalho pretende dar conta das inegáveis vantagens da supervisão pedagógica, mas também dos seus problemas para melhor compreender o conceito de “supervisão” e de outros com ele relacionados, como os de trabalho docente e colegialidade. Percebemos pelos discursos dos sujeitos entrevistados que a formação inicial é um momento crucial e transformador da vida de um aluno/futuro professor, configurando-se esta como um conjunto de relações dialéticas e de interações que se estabelecem entre os vários intervenientes do processo formativo, sobretudo, em momentos supervisivos.por
dc.description.abstractThis paper reports on the research carried out with trainees of an initial training institution. Its main objective was to understand the representations some future teachers have about the contribution of teacher training for the construction of an identity of the profession. This identity can be determined by the teacher’s work, by it peers and also by the work which is inherent to the profession: supervision. As such we have started from the question: What is the vision trainees/future teachers have regarding the teaching practices developed in an intitial teacher training institution? This paper will try to show the innumerable advantages of supervision, besides its problems to better understand the concept of supervision and others related, as those of teaching and collegiality. From the interviews of the subjects we perceive that initial training is a crucial moment, which changes the life of a future teacher. As such it is viewed as a set of dialectical relations and interactions that take place among the several interveners of the training process, mainly in moments of supervision.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.citationMESQUITA, Elsa; FORMOSINHO, João; Machado, Joaquim - Supervisão da prática pedagógica e colegialidade docente. A perspetiva dos candidatos a professores. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 0873-6561. Vol. 12 (2012), p. 59-77por
dc.identifier.issn0873-6561
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/13027
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesapor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectColegialidadepor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subjectInitial training
dc.subjectTeaching
dc.subjectCollegiality
dc.subjectSupervision
dc.titleSupervisão da prática pedagógica e colegialidade docente. A perspetiva dos candidatos a professorespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage77
oaire.citation.startPage59
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacional
oaire.citation.volume12
person.familyNameMesquita
person.givenNameElza
person.identifier.ciencia-id9E10-C661-435A
person.identifier.orcid0000-0001-5986-0839
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication11018fc4-ae30-48d9-886f-4f14d69863eb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery11018fc4-ae30-48d9-886f-4f14d69863eb

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Supervisão da prática pedagógica e colegialidade docente. A perspetiva dos candidatos a professores.pdf
Size:
2.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: