Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
314.33 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Storytelling is here proposed as a viable strategy within the context of business adaptive strategies in crisis, as a method that makes use of inherent qualities and assumption within the human psyche and its reception to the use of narrative and story for sensemaking and guidance during crises. To this end, Melted Wax, Unbroken Wings sets out with the intention of uncovering to what extent storytelling is a viable method to be employed by organizations and leaders during turbulent times, where a special focus is given to the aviation industry as a medium of grounding the theory discussed into practicality, and give context to already practiced uses of creative storytelling in the industry. This paper made use of a large body of academic literature, used in collecting accounts and strategies for organizational storytelling during crises events, as well as first-hand accounts and case studies on its usage in the commercial airline industry. The study concluded that storytelling goes beyond viable as a tool to be used by organizations during crises, with vast support and numerous accounts of its implementation proving successful, with the consensus of many aligning with the idea that one cannot opt out of organizational storytelling; instead, they can passively follow emerging narratives or actively shape them toward desired goals and objectives.
Storytelling é aqui proposta como uma estratégia viável no contexto das estratégias adaptativas de negócios em crise, como um método que faz uso de qualidades e pressupostos inerentes à psique humana e sua recepção ao uso de narrativa e história para dar sentido e orientação durante crises. Para tal, Melted Wax, Unbroken Wings propõe-se com o intuito de desvendar até que ponto storytelling é um método viável a ser utilizado por organizações e líderes em tempos turbulentos, onde é dado especial enfoque à indústria da aviação como meio de ancoragem. A teoria discutida em termos práticos contextualiza os usos já praticados da narrativa criativa na indústria. Este artigo fez uso de um grande conjunto de literatura acadêmica, utilizada na coleta de relatos e estratégias para storytelling organizacional durante eventos de crise, bem como relatos em primeira mão e estudos de caso sobre seu uso no setor de aviação comercial. O estudo concluiu que o storytelling vai além da viabilidade como ferramenta a ser utilizada pelas organizações durante as crises, com vasto apoio e numerosos relatos da sua implementação a revelarem-se bem sucedidos, com o consenso de muitos alinhando-se com a ideia de que não se pode optar por não contar narrativas organizacionais; em vez disso, podem seguir passivamente narrativas emergentes ou moldá-las ativamente em direção às metas e objetivos desejados.
Storytelling é aqui proposta como uma estratégia viável no contexto das estratégias adaptativas de negócios em crise, como um método que faz uso de qualidades e pressupostos inerentes à psique humana e sua recepção ao uso de narrativa e história para dar sentido e orientação durante crises. Para tal, Melted Wax, Unbroken Wings propõe-se com o intuito de desvendar até que ponto storytelling é um método viável a ser utilizado por organizações e líderes em tempos turbulentos, onde é dado especial enfoque à indústria da aviação como meio de ancoragem. A teoria discutida em termos práticos contextualiza os usos já praticados da narrativa criativa na indústria. Este artigo fez uso de um grande conjunto de literatura acadêmica, utilizada na coleta de relatos e estratégias para storytelling organizacional durante eventos de crise, bem como relatos em primeira mão e estudos de caso sobre seu uso no setor de aviação comercial. O estudo concluiu que o storytelling vai além da viabilidade como ferramenta a ser utilizada pelas organizações durante as crises, com vasto apoio e numerosos relatos da sua implementação a revelarem-se bem sucedidos, com o consenso de muitos alinhando-se com a ideia de que não se pode optar por não contar narrativas organizacionais; em vez disso, podem seguir passivamente narrativas emergentes ou moldá-las ativamente em direção às metas e objetivos desejados.
Description
Keywords
Storytelling Narrative Crisis Aviation Commercial airline Organizational strategy Narrativa Crise Aviação Companhia aérea comercial Estratégia organizacional