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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The benefits of attractiveness have been reported in a wide range of studies, and proven
to exist in many areas of life. Attractive people are perceived as more intelligent and
successful, they receive better salaries, more favorable legal outcomes, and are more socially
desirable, among many other positive attributes. However, there is a smaller body of research
that indicates attractive women can experience a lack of fit phenomenon, meaning they are
perceived as unsuitable for fields that require typically masculine qualities, such as
entrepreneurism, due to their feminine appearance. Female entrepreneurs in general are in a
minority among business owners and often face barriers in important areas, such as accessing
funding through traditional means, including bank loans or private equity funding. However,
the rise of online platforms has created new ways for startup entrepreneurs to collect funding
for their businesses, and especially crowdfunding in its many different forms has gained
extensive popularity. This study examines the role of entrepreneur's attractiveness and
gender in crowdfunding, and more specifically, it aims to understand how attractiveness and
gender relate to funding outcomes, perceived competence, and perceived likeliness to
succeed in crowdfunding platforms. The study sample consists of 166 participants and the
results showed that attractive female entrepreneurs were seen as less likely to succeed
compared to attractive male entrepreneurs. However, unattractive entrepreneurs were
perceived as the most likely to succeed, which could reflect a change in stereotypes of what
a successful entrepreneur is expected to look like.
Os benefícios da atratividade têm sido descritos em ampla gama de estudos, e comprovados em várias áreas da vida. As pessoas atraentes são percepcionadas como sendo mais inteligentes e bem-sucedidas, recebem melhores salários, resultados jurídicos mais favoráveis, e são mais socialmente desejáveis, entre muitos outros atributos positivos. Contudo, há um trabalho de pesquisa mais reduzido que indica que as mulheres atraentes podem experienciar um fenómeno de percepção de desadequamento, no qual estas são vistas como incapazes para áreas que exigem qualidades típicamente masculinas, tais como empreendedorismo, devido à sua aparência feminina. Empreendedoras femininas constituem no geral a minoria entre donos de empresas e muitas vezes enfrentam barreiras em áreas importantes, como o acesso a financiamento por meios tradicionais, incluindo empréstimos bancários ou fundos de capital privado. No entanto, a ascenção das plataformas online trouxe novas formas de obtenção de financiamento para start-ups, e em particular o crowdfunding nas suas várias formas adquiriu grande popularidade. Este estudo examina o papel da atratividade e género do empreendedor em crowdfunding e, em específico, visa compreender qual a relação da atratividade e género em decisões de financiamento, a percepção da competência e a probabilidade de ter sucesso em plataformas de crowdfunding. A amostra do estudo consiste em 166 participantes e os resultados mostraram que as mulheres empreendedoras atraentes foram vistas como tendo menos probabilidade de sucesso comparativamente a homens empreendedores atraentes. No entanto, os empreendedores não-atraentes foram vistos como os de mais provável sucesso, o que pode refletir uma mudança no que constitui o estereótipo de aparência de um empreendedor de sucesso.
Os benefícios da atratividade têm sido descritos em ampla gama de estudos, e comprovados em várias áreas da vida. As pessoas atraentes são percepcionadas como sendo mais inteligentes e bem-sucedidas, recebem melhores salários, resultados jurídicos mais favoráveis, e são mais socialmente desejáveis, entre muitos outros atributos positivos. Contudo, há um trabalho de pesquisa mais reduzido que indica que as mulheres atraentes podem experienciar um fenómeno de percepção de desadequamento, no qual estas são vistas como incapazes para áreas que exigem qualidades típicamente masculinas, tais como empreendedorismo, devido à sua aparência feminina. Empreendedoras femininas constituem no geral a minoria entre donos de empresas e muitas vezes enfrentam barreiras em áreas importantes, como o acesso a financiamento por meios tradicionais, incluindo empréstimos bancários ou fundos de capital privado. No entanto, a ascenção das plataformas online trouxe novas formas de obtenção de financiamento para start-ups, e em particular o crowdfunding nas suas várias formas adquiriu grande popularidade. Este estudo examina o papel da atratividade e género do empreendedor em crowdfunding e, em específico, visa compreender qual a relação da atratividade e género em decisões de financiamento, a percepção da competência e a probabilidade de ter sucesso em plataformas de crowdfunding. A amostra do estudo consiste em 166 participantes e os resultados mostraram que as mulheres empreendedoras atraentes foram vistas como tendo menos probabilidade de sucesso comparativamente a homens empreendedores atraentes. No entanto, os empreendedores não-atraentes foram vistos como os de mais provável sucesso, o que pode refletir uma mudança no que constitui o estereótipo de aparência de um empreendedor de sucesso.
Description
Keywords
Attractiveness Crowdfunding Female entrepreneur Startup Stereotypes Atratividade Mulheres empreendedoras Startup Estereótipos