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Abstract(s)
A Educação Sexual em meio escolar encontra-se legislada em Portugal desde a década de 80. Em 2009 surge legislação específica que orienta para a sua implementação obrigatória pelas escolas, complementada por portaria específica que indica os conteúdos a desenvolver por ano lectivo.
Estas orientações, exigem, para assegurar ganhos em saúde efectivos, uma articulação eficaz entre os serviços de saúde e os serviços educativos, para que, cumprindo a legislação em vigor, seja possível uma intervenção concertada que potencie indicadores de ganhos em saúde.
Com este estudo de caso, acompanhamos a tomada de decisão clínica em enfermagem, no contexto da intervenção em saúde escolar, num projecto de educação para a sexualidade.
Com o objectivo de identificar os diagnósticos de enfermagem formulados num projecto de educação para a sexualidade em meio escolar, desenvolvemos um estudo qualitativo com a utilização da análise documental como técnica, avaliando a documentação do enfermeiro de saúde escolar relativa aos diagnósticos de enfermagem num projecto desenvolvido no ano lectivo 2010/2011.
Identificamos diagnósticos específicos para a população dos adolescentes, da família e dos professores, concluindo haver a possibilidade da integração das orientações legais na tomada de decisão clínica dos enfermeiros.
Description
Keywords
Educação Sexual Escola Diagnóstico Enfermagem
Pedagogical Context
Citation
MELO, Pedro; FIGUEIREDO, Maria Henriqueta; BORGES, Elisabete - Os diagnósticos de Enfermagem em educação sexual em meio escolar- um estudo de caso. – In II Congreso Internacional de Enfermeria Comunitaria, VIII Congreso Nacional de la Asociación de Enfermaría Comunitaria, I Encuentro Nacional de Tutores y Residentes de la Especialidad de Enfermaría Familiar y Comunitaria, Barcelona, Espanha, 16-18 Maio, 2012
