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The impact of empathy in economic decision making

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Eva Teresa Valente Dias
dc.contributor.advisorPaiva, Tiago Oliveira
dc.contributor.advisorPasion, Rita
dc.contributor.authorBotelho, Bernardo Zincovitch
dc.date.accessioned2020-04-28T11:14:41Z
dc.date.available2020-04-28T11:14:41Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractEconomic games like the ultimatum and the dictator game have been great tools used to challenge the classical assumption that individuals act solely out of selfinterest. They are two games that study the economic decision making of individuals. With this study, we aimed to show how humans are indeed driven by social preferences, by analysing the relationship between empathy and offers in both these games. Game effect was significant, which means offers in the ultimatum game and the dictator game were significantly different. As expected, offers in the ultimatum Game were significantly higher. Offers were also divided into three groups (Low, Med, High) to check whether the individual's behaviors would change when different amount of credits were in play. No size effect was found. Also, the game effect was present in all three different sizes. We also defined strategic behaviors as being the difference of offers in both these games. 6 regressions were computed and the following results were obtained: affective empathy, as predicted, was a predictor of offers in the dictators game and the ultimatum game; contrary to what we predicted, when using the MET, cognitive empathy negatively predicted strategic behavior; when using the IRI, Empathy Concern (affective empathy) negatively predicted strategic behaviour. Also, when using the MET, cognitive empathy and negative affective empathy were predictors of offers in the dictators game.pt_PT
dc.description.abstractJogos Económicos como o jogo do ultimato e o jogo do ditador têm sido instrumentos utilizados para desafiar a suposição clássica de que as pessoas agem unicamente por interesse próprio. São dois jogos que estudam a tomada de decisão económica das pessoas. Com este o estudo, o nosso objetivo foi de mostrar como os humanos são, na realidade, movidos por preferências sociais, ao analisar a relação da empatia com ofertas de moedas nestes dois jogos económicos. O efeito de jogo foi significativo, o que significa que as os valores das ofertas no jogo do ultimato foram significantemente diferentes do valor das ofertas no jogo do ditador. Como previsto, as ofertas foram significantemente superiores no jogo do ultimato. As ofertas foram também divididas em três grupos: Baixas, Médias, Altas, para verificar se os comportamentos das pessoas mudariam dependendo do número de moedas em jogo. No entanto, nenhum efeito tamanho foi verificado. O efeito jogo esteve presente nos três tamanhos diferentes. Também definimos comportamento estratégico como a diferença de ofertas entre o jogo do ultimato e o jogo do ditador. Seis regressões foram computadas e os seguintes resultados foram obtidos: empatia afetiva, como previsto, foi um preditor de ofertas no jogo do ditador e também no jogo do ultimato; ao contrário do que previmos, usando o MET, empatia cognitiva previu negativamente comportamento estratégico; ao usar o IRI (Índice de Reatividade Interpessoal), a Preocupação Empática (empatia afetiva) previu negativamente o comportamento estratégico. Além disso, ao usar o MET, a empatia cognitiva e a empatia afetiva (para emoções negativas) foram ambas preditores de ofertas no jogo do ditador.pt_PT
dc.identifier.tid202468186pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/30437
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectCognitive empathypt_PT
dc.subjectAffective empathypt_PT
dc.subjectMETpt_PT
dc.subjectIRIpt_PT
dc.subjectEconomic decision makingpt_PT
dc.subjectEmpatia afetivapt_PT
dc.subjectEmpatia cognitivapt_PT
dc.subjectTomada de decisão económicapt_PT
dc.titleThe impact of empathy in economic decision makingpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Economia Empresarialpt_PT

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