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Literacia em saúde: intervenção em uma comunidade vulnerável no Norte de Portugal
dc.contributor.author | Neves-Amado, João | |
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Rita | |
dc.contributor.author | Barbosa, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Barbieri, Joana | |
dc.contributor.author | Soares, Beatriz | |
dc.contributor.author | Almeida, Diana | |
dc.contributor.author | Braga, Maria Clara | |
dc.date.accessioned | 2021-10-05T16:36:29Z | |
dc.date.available | 2021-10-05T16:36:29Z | |
dc.date.issued | 2020-09 | |
dc.description.abstract | Introdução: A Literacia em saúde é importante para a qualidade de vida dos elementos da comunidade [1]. Em Portugal é estimado que 5 em 10 pessoas tenham níveis reduzidos de literacia em saúde [2]. Atendendo à assistência proporcionada por instituições socio caritativas, nomeadamente as de cariz religioso, estas têm papel importante no apoio em situação de vulnerabilidade [3]. Objetivos: Descrever a intervenção comunitária realizada em população vulnerável que recorreu aos apoios de uma instituição socio caritativa da cidade do Porto, abordando as temáticas relacionadas com a promoção da vacinação contra a gripe e prevenção de complicações em tempo frio. Material e Métodos: Assumiu-se como população alvo desta intervenção as pessoas que recorreram aos serviços da instituição na sua sede e com os seguintes critérios: maiores de 18 anos, com número de telefone válido (para posterior contacto) e que saibam ler e escrever. Na primeira fase foi realizada avaliação de conhecimentos sobre as temáticas através de questionário escrito aplicado na sala de espera. Na segunda foram disponibilizados os recursos para visualização de vídeos e fornecimento de um folheto de sensibilização sobre as temáticas intervencionadas e com posterior validação do conteúdo visionado. No último momento, passado pelo menos 2 dias úteis, através de contacto telefónico realizou-se o segundo momento de avaliação de conhecimentos. Resultados: Na intervenção descrita foram abordadas inicialmente 22 pessoas, tendo 12 aceite participar. Concluíram 11 o preenchimento da primeira avaliação (92%). No último momento previsto na intervenção, 9 pessoas atenderam mas só 4 destas realizaram o segundo momento de avaliação na íntegra (44%). Como resumo da intervenção podemos apresentar que houve um aumento de conhecimento sobre as temáticas lecionadas em 100% das pessoas que concluíram todos os passos da intervenção (4 pessoas). Conclusões: A intervenção prevista promoveu a literacia em saúde na amostra que concluiu as fases previstas. Será de ponderar o motivo da não adesão (muitas vezes identificado como urgência no acesso ao recurso da instituição) e aumentar o tempo de aplicação da intervenção para aumentar a amostra. A avaliação por parte do parceiro que acolheu a intervenção foi positiva e mostrou abertura para a continuidade da mesma. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2184-4860 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/35396 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Literacy | pt_PT |
dc.subject | Public health nursing | pt_PT |
dc.subject | Community health | pt_PT |
dc.title | Literacia em saúde: intervenção em uma comunidade vulnerável no Norte de Portugal | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 103 | pt_PT |
oaire.citation.issue | Suplemento 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 103 | pt_PT |
oaire.citation.title | RevSALUS | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
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