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Literacia em saúde: intervenção em uma comunidade vulnerável no Norte de Portugal

dc.contributor.authorNeves-Amado, João
dc.contributor.authorOliveira, Ana Rita
dc.contributor.authorBarbosa, Ana Paula
dc.contributor.authorBarbieri, Joana
dc.contributor.authorSoares, Beatriz
dc.contributor.authorAlmeida, Diana
dc.contributor.authorBraga, Maria Clara
dc.date.accessioned2021-10-05T16:36:29Z
dc.date.available2021-10-05T16:36:29Z
dc.date.issued2020-09
dc.description.abstractIntrodução: A Literacia em saúde é importante para a qualidade de vida dos elementos da comunidade [1]. Em Portugal é estimado que 5 em 10 pessoas tenham níveis reduzidos de literacia em saúde [2]. Atendendo à assistência proporcionada por instituições socio caritativas, nomeadamente as de cariz religioso, estas têm papel importante no apoio em situação de vulnerabilidade [3]. Objetivos: Descrever a intervenção comunitária realizada em população vulnerável que recorreu aos apoios de uma instituição socio caritativa da cidade do Porto, abordando as temáticas relacionadas com a promoção da vacinação contra a gripe e prevenção de complicações em tempo frio. Material e Métodos: Assumiu-se como população alvo desta intervenção as pessoas que recorreram aos serviços da instituição na sua sede e com os seguintes critérios: maiores de 18 anos, com número de telefone válido (para posterior contacto) e que saibam ler e escrever. Na primeira fase foi realizada avaliação de conhecimentos sobre as temáticas através de questionário escrito aplicado na sala de espera. Na segunda foram disponibilizados os recursos para visualização de vídeos e fornecimento de um folheto de sensibilização sobre as temáticas intervencionadas e com posterior validação do conteúdo visionado. No último momento, passado pelo menos 2 dias úteis, através de contacto telefónico realizou-se o segundo momento de avaliação de conhecimentos. Resultados: Na intervenção descrita foram abordadas inicialmente 22 pessoas, tendo 12 aceite participar. Concluíram 11 o preenchimento da primeira avaliação (92%). No último momento previsto na intervenção, 9 pessoas atenderam mas só 4 destas realizaram o segundo momento de avaliação na íntegra (44%). Como resumo da intervenção podemos apresentar que houve um aumento de conhecimento sobre as temáticas lecionadas em 100% das pessoas que concluíram todos os passos da intervenção (4 pessoas). Conclusões: A intervenção prevista promoveu a literacia em saúde na amostra que concluiu as fases previstas. Será de ponderar o motivo da não adesão (muitas vezes identificado como urgência no acesso ao recurso da instituição) e aumentar o tempo de aplicação da intervenção para aumentar a amostra. A avaliação por parte do parceiro que acolheu a intervenção foi positiva e mostrou abertura para a continuidade da mesma.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn2184-4860
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/35396
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracypt_PT
dc.subjectPublic health nursingpt_PT
dc.subjectCommunity healthpt_PT
dc.titleLiteracia em saúde: intervenção em uma comunidade vulnerável no Norte de Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage103pt_PT
oaire.citation.issueSuplemento 2pt_PT
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oaire.citation.titleRevSALUSpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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