Publication
Escalando utopias na educação musical: potenciar o envolvimento parental para melhorar as competências dos alunos
dc.contributor.author | Duarte, Helena | |
dc.contributor.author | Orvalho, Luísa | |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T15:34:03Z | |
dc.date.available | 2023-04-27T15:34:03Z | |
dc.date.issued | 2022-09-06 | |
dc.description.abstract | Este projeto de intervenção pedagógica resultou do trabalho desenvolvido como professora de Violino e Orquestra que acredita que há possibilidades de mudança, através de iniciativas inovadoras contra-hegemónicas, centradas na tomada de consciência e de mobilização, veiculando a responsabilidade, a solidariedade, a colaboração e a empatia de todos os atores. O projeto interdisciplinar designado “Escalando utopias na educação musical: potenciar o envolvimento parental para melhorar as competências dos alunos”, alicerçado na aprendizagem baseada em projetos e na aprendizagem da resolução de problemas, realizou-se no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, no ano de 2019. A questão orientadora de partida desta investigação qualitativa, que seguiu uma abordagem metodológica de aproximação à Investigação- Ação e envolveu 103 participantes foi: Em que medida a relação Escola-Família contribui para a motivação intrínseca, autorrealização e desenvolvimento de competências técnico-artísticas e socioemocionais nos alunos do ensino artístico especializado da música? Aberto à participação da comunidade educativa, envolveu os professores das disciplinas de Classe de Conjunto do Conservatório: Orquestra Juvenil, Coro Infantil e Coro de Câmara, tendo culminado num concerto, com a colaboração dos pais e encarregados de educação dos alunos (que integraram o coro). O principal objetivo desta pesquisa foi estudar a problemática do impacto da interação social e apoio dos pais no processo de ensino e aprendizagem da música. Como técnicas de recolha e produção de dados privilegiaram-se os registos audiovisuais dos ensaios e do concerto final, o feedback qualitativo dos professores ao longo dos vários ensaios e os inquéritos de satisfação aplicados no final do concerto. A análise de conteúdo foi a técnica usada no tratamento e interpretação dos dados recolhidos durante o processo. Os resultados finais evidenciaram, após uma análise SWOT, que todos os intervenientes contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento de competências musicais e socioemocionais dos alunos, a revitalização do Projeto Educativo e Social do Conservatório e o reforço das relações Escola-Família, através do envolvimento colaborativo e ativo dos pais e encarregados de educação nas atividades de aprendizagem. Este reposicionamento de lugares reajustou perspetivas, permitindo afirmar que as relações pessoais e a interação social escalam utopias quando se manifesta a empatia, permitindo construir modos diferentes de pensar a educação artística e de vivenciar a música. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789898272430 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/40976 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | AFIRSE Portugal | pt_PT |
dc.subject | Ensino artístico especializado da música | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento parental | pt_PT |
dc.subject | Interação social | pt_PT |
dc.title | Escalando utopias na educação musical: potenciar o envolvimento parental para melhorar as competências dos alunos | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 510 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 500 | pt_PT |
oaire.citation.title | XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal: A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea: Contributos da Investigação | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |