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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Quando estabelecidos sobre redes
informáticas de longa distância os sistemas de criação
musical colaborativos comportam um problema critico: a
latência da rede, que é um impedimento à comunicação
musical em tempo real. Num estudo recente, foi estabelecida
a relação entre tolerância à latência e o ritmo musical. Este
resultado emergiu de uma experiência levada a cabo pelos
autores deste artigo, na qual foram aplicadas condições
simuladas de latência de rede à performance de diferentes
músicos enquanto tocavam temas clássicos de Jazz. O
projecto Public Sound Objects – PSOs é um espaço musical
partilhado na web, que tem constituído um paradigma
experimental para implementação e teste de diferentes
abordagens para a comunicação musical on-line. Este artigo
descreve a implementação da última versão do sistema
PSOs, incluindo uma componente para instrumentos de
música em rede que incorpora a latência como uma
funcionalidade de software, que adapta dinamicamente o seu
ritmo à latência de comunicação medida em tempo real.
Description
Keywords
Instrumentos de música em rede Latência na Performance em Tempo Real Instrumentos Musicais Electrónicos com Interface Desacoplados Composição Algorítmica Performance musical à distância Colaboração Musical Música Pública Objectos Sonoros
Pedagogical Context
Citation
ARTECH 2005. 2° WORKSHOP LUSO-GALAICO DE ARTES DIGITAIS: nas fronteiras do imaginário. XIII Bienal de Cerveira, Fórum Cultural de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, Portugal, 27 Agosto, 2005 - Livro de Actas do Artech 2005, Vila Nova de Cerveira, Portugal. 8p.
Publisher
Adérito Fernandes Marcos; Leonel Valbom; e Marta Meira (eds)