Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Burnout em estudantes de medicina na União Europeia : uma meta-análise qualitativa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203438906.pdf2.52 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos do burnout em estudantes de medicina na União Europeia. Neste trabalho foi conduzida uma meta-análise qualitativa, com o intuito de dar resposta à questão de investigação “Como é que o burnout afeta os estudantes de medicina?”. Foi realizada a análise de conteúdo de artigos que compõem a amostra e que foram cuidadosamente selecionados através da base de dados EBSCO Discovery Service, filtrando os artigos apenas publicados entre 2017 e 2022, de onde foram extraídos 28 artigos que constituem a amostra. Relativamente aos resultados, através da análise dos artigos selecionados para a meta-análise qualitativa, não foi possível chegar a uma resposta consensual no que diz respeito ao nível de prevalência do burnout nos estudantes de medicina, apesar de serem considerados elevados. Foram ainda identificadas as causas e as consequências do burnout, tendo-se destacado a necessidade de criar estratégias adequadas para a prevenção e o tratamento do burnout, por parte das universidades. A nível europeu, as conclusões apontaram para os efeitos negativos do burnout na saúde e no bem-estar dos estudantes de medicina, com repercussões futuras para os médicos. Através deste estudo foi possível ter uma visão ampla desta síndrome e evidenciar a importância de serem desenvolvidos métodos de prevenção aos níveis individual, organizacional e ocupacional.
This study aims to analyze the effects of burnout in medical students in the European Union. In this work, a qualitative meta-analysis was conducted to answer the research question "How does burnout affect medical students?". Content analysis of articles that make up the sample and that were carefully selected through the EBSCO Discovery Service database was performed, filtering the articles only published between 2017 and 2022, from which 28 articles that constitute the sample were extracted. Regarding the results, through the analysis of the articles selected for the qualitative meta-analysis, it was not possible to reach a consensual answer regarding the level of prevalence of burnout in medical students, despite being considered high. The causes and consequences of burnout were also identified, highlighting the need to create appropriate strategies for the prevention and treatment of burnout by universities. At the European level, the findings pointed to the negative effects of burnout on the health and well-being of medical students, with future repercussions for doctors. Through this study it was possible to have a broad view of this syndrome and evidence the importance of developing prevention methods at the individual, organizational and occupational levels.

Description

Keywords

Burnout Estudantes de medicina União Europeia Meta-análise qualitativa Medical students European Union Qualitative meta-analysis

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue