| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 465.39 KB | Adobe PDF | |||
| 428.45 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Despite evidence of the positive impact of school-based mental health promotion interventions, there remains a need for robust studies, particularly to evaluate newly developed programs, in order to promote the adoption of best practices and identify effective intervention strategies. This study aimed to evaluate the impact of implementing the PROMEHS curriculum in Portugal in a school setting, using a sample of children and adolescents (N=1,764). A longitudinal quasi-experimental design was adopted with an experimental group and a waitlist control group, assessed at the pre- and post-test phases of implementation. Data were collected from teachers, parents/guardians, and students using a set of instruments: the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ), the Social-Emotional Skills (SSIS-SEL Brief Scales), Academic Competence, Resilience (CD-RISC10), and PROMEHS impact. The results indicate a significant impact on students’ socioemotional competencies and academic outcomes, as well as a reduction in difficulties, according to teacher assessments. No statistically significant results were found in the assessments of parents/guardians or the students. However, the evaluation of the program impact across all three informant sources was highly positive. Overall, the findings demonstrate the effectiveness of PROMEHS in promoting students’ socioemotional development and highlight the importance of this type of program in Portuguese schools.
Apesar da evidência do impacto positivo das intervenções na área da promoção da saúde mental nas escolas, existe a necessidade de realizar estudos robustos, em particular quando novos programas são desenvolvidos, de forma a promover a adoção de boas práticas e a identificação de estratégias eficazes de intervenção. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto da implementação do currículo PROMEHS em Portugal, em contexto escolar com um grupo de crianças e adolescentes (N=1764). O estudo utilizou um desenho quase-experimental de caráter longitudinal no grupo experimental e no grupo em espera nas fases pré e pós-teste da implementação. Foram coletados dados com professores, pais/responsáveis pelos alunos e alunos, através de um conjunto de instrumentos: nomeadamente, o questionário das Capacidades e Dificuldades (SDQ), Competências Socioemocionais (SSIS-SEL Brief Scales), domínio académico, resiliência (CDRisc10) e impacto do PROMEHS. Os resultados apontam para um impacto significativo no aumento das competências socioemocionais e resultados académicos dos alunos, bem como na redução das dificuldades, de acordo com a avaliação dos professores. Na avaliação dos pais/responsáveis pelos alunos e dos alunos não se obtiveram resultados estatisticamente significativos. No entanto, a avaliação do impacto pelas três fontes foi muito positiva. De um modo geral, os resultados apontam a eficácia do currículo PROMEHS na promoção do desenvolvimento socioemocional dos alunos e destacam a importância desse tipo de programa nas escolas portuguesas.
Apesar da evidência do impacto positivo das intervenções na área da promoção da saúde mental nas escolas, existe a necessidade de realizar estudos robustos, em particular quando novos programas são desenvolvidos, de forma a promover a adoção de boas práticas e a identificação de estratégias eficazes de intervenção. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto da implementação do currículo PROMEHS em Portugal, em contexto escolar com um grupo de crianças e adolescentes (N=1764). O estudo utilizou um desenho quase-experimental de caráter longitudinal no grupo experimental e no grupo em espera nas fases pré e pós-teste da implementação. Foram coletados dados com professores, pais/responsáveis pelos alunos e alunos, através de um conjunto de instrumentos: nomeadamente, o questionário das Capacidades e Dificuldades (SDQ), Competências Socioemocionais (SSIS-SEL Brief Scales), domínio académico, resiliência (CDRisc10) e impacto do PROMEHS. Os resultados apontam para um impacto significativo no aumento das competências socioemocionais e resultados académicos dos alunos, bem como na redução das dificuldades, de acordo com a avaliação dos professores. Na avaliação dos pais/responsáveis pelos alunos e dos alunos não se obtiveram resultados estatisticamente significativos. No entanto, a avaliação do impacto pelas três fontes foi muito positiva. De um modo geral, os resultados apontam a eficácia do currículo PROMEHS na promoção do desenvolvimento socioemocional dos alunos e destacam a importância desse tipo de programa nas escolas portuguesas.
Description
Keywords
Behavioral problems Competências socioemocionais Intervenções escolares Mental Health Problemas comportamentais Resilience Resiliência Saúde mental School-based interventions Socioemotional competencies
Pedagogical Context
Citation
Simões, C., Santos, M. F., Lebre, P., & Canha, L. et al. (2025). Promoting mental health at schools - PROMEHS: impact of curriculum implementation in Portugal. Educação e Pesquisa, 51, Article e282780. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282780en
