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Materiais lexicográficos e pedagógicos para a educação de surdos: revisitando a história e as produções

dc.contributor.authorCarvalho, Paulo Vaz de
dc.contributor.authorSofiato, Cássia Geciauskas
dc.date.accessioned2024-05-07T08:40:26Z
dc.date.available2024-05-07T08:40:26Z
dc.date.issued2020-12-31
dc.description.abstractA educação de surdos teve seu início no século XVI e, a partir de tal período, houve a produção de materiais lexicográficos e pedagógicos para o registro das línguas gestuais ou de sinais. Tal fato ocorreu mesmo com a abordagem oralista que predominava na educação de surdos em alguns países e em alguns colégios especializados. Dentro desse contexto, este estudo tem por objetivo inventariar materiais lexicográficos e pedagógicos portugueses e brasileiros para a educação de surdos e refletir sobre suas concepções didático-pedagógicas a partir do século XVIII. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e documental (GIL, 2002), com base em obras de referência produzidas em diferentes períodos históricos e diferentes países, em especial Portugal e Brasil. Com base nos estudos realizados, destacamos que existe uma quantidade considerável de materiais lexicográficos e pedagógicos, produzidos de forma impressa, em CD-ROM, DVD e, atualmente, on-line. Tais materiais mantêm uma tradição iconográfica, independentemente de seu formato. Percebe-se, por meio do estudo, que houve avanços em relação à representação das línguas gestuais ou de sinais no que tange ao destaque à imagem em movimento; todavia, os materiais que são produzidos de forma on-line carecem de ajustes e ampliação com base em Corporapt_PT
dc.description.abstractUpon the beginning of deaf education in the 16th century, the production of lexicographic and pedagogical materials to record sign languages also started in some specialized schools. Within this context, this study aims to discover and list Portuguese and Brazilian lexicographic and pedagogical materials for the education of the deaf and reflect on their didactic-pedagogical planning from the 18th century onwards. In this context, a bibliographic and documentary qualitative research (GIL, 2002) was carried out, based on reference works produced in different historical periods and different countries, in particular Portugal and Brazil. Based on the research, we show that a considerable amount of lexicographic material produced in print, CD-ROM, DVD, and, currently, online formats are available. These materials maintain an iconographic tradition, regardless of their format. It can be seen through the study that there have been improvements in terms of the representation of sign languages with regard to the representation of movements in the images, but the materials that are produced online require adjustments and enlargements based on Corpora.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.5007/2175-795x.2020.e65934pt_PT
dc.identifier.issn2175-795X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/44902
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação dos surdospt_PT
dc.subjectLíngua brasileirade sinaispt_PT
dc.subjectLíngua gestual portuguesapt_PT
dc.subjectDeaf educationpt_PT
dc.subjectBrazilian sign languagept_PT
dc.subjectPortuguese sign languagept_PT
dc.titleMateriais lexicográficos e pedagógicos para a educação de surdos: revisitando a história e as produçõespt_PT
dc.title.alternativeLexicographic and pedagogical materials for deaf education: revisiting history and productionspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.titlePerspectivapt_PT
oaire.citation.volume38pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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