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- "Todos os textos de canônes...": dos inventários da livraria do Estudo Geral português à identificação de alguns livros de direito civil e canónicoPublication . Leitão, André de OliveiraEm 8 de junho de 1536, Nicolau Lopes, o último bedel da universidade medieval de Lisboa, compilou um inventário que incluía todos os 151 livros da biblioteca da universidade portuguesa, poucos meses antes da deslocalização definitiva do studium generale para Coimbra, em março de 1537, e alguns anos depois de um primeiro inventário – nunca terminado – ter sido composto. Estes inventários são hoje documentos preciosos, permitindo analisar a circulação de saberes, pessoas e livros na Europa na transição do período medieval para o moderno. Com base nos inventários originais da biblioteca do studium e nos catálogos existentes de manuscritos e incunábulos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (onde se conservam os arquivos da velha universidade medieval sediada em Lisboa), propomo-nos neste artigo tentar compreender se algum dos volumes de direito, civil ou canónico, mencionados nos inventários sobreviveu até hoje, ao mesmo tempo que tentamos identificar alguns dos livros descritos nos inventários.
- Materiais lexicográficos e pedagógicos para a educação de surdos: revisitando a história e as produçõesPublication . Carvalho, Paulo Vaz de; Sofiato, Cássia GeciauskasA educação de surdos teve seu início no século XVI e, a partir de tal período, houve a produção de materiais lexicográficos e pedagógicos para o registro das línguas gestuais ou de sinais. Tal fato ocorreu mesmo com a abordagem oralista que predominava na educação de surdos em alguns países e em alguns colégios especializados. Dentro desse contexto, este estudo tem por objetivo inventariar materiais lexicográficos e pedagógicos portugueses e brasileiros para a educação de surdos e refletir sobre suas concepções didático-pedagógicas a partir do século XVIII. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e documental (GIL, 2002), com base em obras de referência produzidas em diferentes períodos históricos e diferentes países, em especial Portugal e Brasil. Com base nos estudos realizados, destacamos que existe uma quantidade considerável de materiais lexicográficos e pedagógicos, produzidos de forma impressa, em CD-ROM, DVD e, atualmente, on-line. Tais materiais mantêm uma tradição iconográfica, independentemente de seu formato. Percebe-se, por meio do estudo, que houve avanços em relação à representação das línguas gestuais ou de sinais no que tange ao destaque à imagem em movimento; todavia, os materiais que são produzidos de forma on-line carecem de ajustes e ampliação com base em Corpora
- Images and social representations of students’ identity and university experiencePublication . Silva, Ariane Franco Lopes da; Cohen, Golda; Gaymard, SandrineThe aim of this study is to understand the beliefs of first year undergraduates towards student identity and university experience. It is based on the theory of social representations and combines the methodologies of verbal and visual forms of representations to examine the beliefs of 104 students from Brazil and France. The results show conventional and subjective ideas about being a student, objectified in images and words. The results can aid in the design of educational projects to help new students adapt to university life.