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Abstract(s)
Artificial intelligence (AI) is considered the key technology of the 21st century and is on its way to disrupt multiple industries, including the tourism sector. As the fastest-growing consumer application in history, ChatGPT can support consumers during their travel planning process. However, a research gap concerning influencing factors of ChatGPT usage intention for tourism decision-making exists. This study aims to understand how perceived usefulness, perceived trustworthiness and AI hallucination potential influence the intention to use ChatGPT for travel planning. A quantitative methodology approach was used by conducting an online survey with 308 participants across Generation Y and Generation Z. By performing a statistical analysis, it was found that perceived usefulness directly influences the usage intention of ChatGPT for travel planning. Additional results show that AI hallucination potential and the division into Generation Y and Generation Z have no significant effect on the willingness to utilize ChatGPT in travel decision-making.
A inteligência artificial (IA) é considerada a principal inovação tecnológica do século XXI que alterou o modo como vários industrias gerem o seu negócio e o setor do turismo não é exceção a estas alterações. O ChatGPT é a aplicação com o maior crescimento de sempre, e veio também permitir aos consumidores planear as suas viagens. Consequentemente do ponto de vista da investigação é necessário aprofundar os fatores que influenciam a intenção de utilização do ChatGPT na tomada de decisão no setor do turismo. Este estudo tem como objetivo investigar a utilidade, fiabilidade e o potencial de alucinação da IA no planeamento de viagens e o modo como estas variáveis influenciam a intenção de utilizar o ChatGPT. Este estudo quantitativo teve a participação de 308 indivíduos das Gerações Y e Z. Os resultados da análise estatística, indicam que a utilidade percebida influência diretamente a intenção de utilização do ChatGPT no planeamento de viagens. O potencial de alucinação da IA e a comparação entre a Geração Y e a Geração Z não têm um efeito significativo na intenção de utilização do ChatGPT. Quando comparado com outros meios tradicionais de planeamento de viagens, a intenção de utilizar a IA diminui quando o ChatGPT presta informações incorretas.
A inteligência artificial (IA) é considerada a principal inovação tecnológica do século XXI que alterou o modo como vários industrias gerem o seu negócio e o setor do turismo não é exceção a estas alterações. O ChatGPT é a aplicação com o maior crescimento de sempre, e veio também permitir aos consumidores planear as suas viagens. Consequentemente do ponto de vista da investigação é necessário aprofundar os fatores que influenciam a intenção de utilização do ChatGPT na tomada de decisão no setor do turismo. Este estudo tem como objetivo investigar a utilidade, fiabilidade e o potencial de alucinação da IA no planeamento de viagens e o modo como estas variáveis influenciam a intenção de utilizar o ChatGPT. Este estudo quantitativo teve a participação de 308 indivíduos das Gerações Y e Z. Os resultados da análise estatística, indicam que a utilidade percebida influência diretamente a intenção de utilização do ChatGPT no planeamento de viagens. O potencial de alucinação da IA e a comparação entre a Geração Y e a Geração Z não têm um efeito significativo na intenção de utilização do ChatGPT. Quando comparado com outros meios tradicionais de planeamento de viagens, a intenção de utilizar a IA diminui quando o ChatGPT presta informações incorretas.
Description
Keywords
Generative artificial intelligence ChatGPT in travel planning AI hallucination ChatGPT usage intention Inteligência artificial generativa ChatGPT no planeamento de viagens Alucinação com IA Intenção de utilização do ChatGPT