Repository logo
 
Publication

O perfil do diretor da escola: a importância das competências emocionais

dc.contributor.authorRibeiro, Célia
dc.contributor.authorCampos, Sofia
dc.contributor.authorCoelho, Maria da Luz
dc.contributor.authorPereira, Paulo Almeida
dc.date.accessioned2021-04-14T16:42:56Z
dc.date.available2021-04-14T16:42:56Z
dc.date.issued2019-09-11
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo geral conhecer as características da inteligência emocional que norteiam a ação do diretor de escola e que perspetivas têm os professores e os assistentes operacionais relativamente à forma como é levada a cabo a liderança. Foi utilizada uma metodologia de natureza quantitativa, que consistiu na aplicação da Escala de Inteligência Emocional de Moreno (2012) a uma amostra constituída por 131 sujeitos: 3 diretores de escola, 100 professores e 28 assistentes operacionais. Os resultados obtidos apresentam os 3 diretores com consciência de que estão na posse das competências emocionais (pessoais e sociais) para o desempenho do cargo. Para os restantes grupos, professores e assistentes operacionais, o expectável nem sempre é verificado, apesar do reconhecimento de inúmeras características de inteligência emocional, os seus diretores não a manifestam sempre.pt_PT
dc.description.abstractThe investigation issue of the current study is the research about the profile of the school head teacher and the importance of emotional skills. Its general purpose is to assess the inherent characteristics to emotional intelligence which guide the actions of the school headteacher and the perspectives that teachers and operational assistants have, regarding the way how his/her management is carried out. The methodology used was both of qualitative and quantitative nature. The method used to collect quantitative data was a questionnaire with sociodemographic characterization and Emotional Intelligence Scale designed by Moreno, C. (2012). The qualitative approach was based on the semi - structured interview. The sample comprises 131 subjects – 3 school head teachers, 100 teachers and 28 school operational assistants. The results show that the three head teachers are perfectly aware of their emotional skills (personal and social) to perform their duty, although they have differences in their performance and have diversified styles. In the other groups – teachers and operational assistants - the expected result can’t always be confirmed. In spite of the recognition of their innumerable characteristics of emotional intelligence, head teachers do not always meet their expectations.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.384pt_PT
dc.identifier.issn2184-5638
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/32592
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInteligência emocionalpt_PT
dc.subjectGestão eficazpt_PT
dc.subjectGestão escolarpt_PT
dc.subjectLiderança escolarpt_PT
dc.subjectEscola de sucessopt_PT
dc.subjectEmotional intelligencept_PT
dc.subjectEffective managementpt_PT
dc.subjectSchool managementpt_PT
dc.subjectSchool leadershippt_PT
dc.subjectSchool of successpt_PT
dc.titleO perfil do diretor da escola: a importância das competências emocionaispt_PT
dc.title.alternativeSchool director's profile: the importance of emotional skillspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage290pt_PT
oaire.citation.issue27pt_PT
oaire.citation.startPage257pt_PT
oaire.citation.titleGestão e Desenvolvimentopt_PT
person.familyNameRibeiro
person.familyNameMargarida Campos
person.familyNameAlmeida Pereira
person.givenNameCélia
person.givenNameSofia
person.givenNamePaulo Jorge de
person.identifier1215605
person.identifier.ciencia-id3212-EF16-9B2E
person.identifier.ciencia-idB11D-134D-9223
person.identifier.ciencia-id0F11-D236-6972
person.identifier.orcid0000-0002-1000-6890
person.identifier.orcid0000-0002-4696-3537
person.identifier.orcid0000-0002-3941-8274
person.identifier.ridQ-4960-2018
person.identifier.scopus-author-id57200572324
person.identifier.scopus-author-id57204888708
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2e75da17-1320-4979-a837-21d67bb23b73
relation.isAuthorOfPublication373fecf3-5af9-4fca-8a70-8d50c06b414a
relation.isAuthorOfPublication3be8971d-cb0e-4c7c-b508-f39bb4130bf0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3be8971d-cb0e-4c7c-b508-f39bb4130bf0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
384_Article_Text_2321_2_10_20191211.pdf
Size:
481.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format