Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
590.27 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Dada a escassez de estudos acerca do presente tema, o objetivo desta investigação
é analisar o papel preditivo das estruturas relacionais e da resiliência na sintomatologia
ansiosa, depressiva e stress em estudantes universitários. Para este fim, contamos com
uma amostra de 246 participantes de ambos os sexos, com uma idade média de 21.72
anos, distribuídos por diferentes cursos da Universidade Católica Portuguesa do Centro
Regional de Braga que preencheram o Questionário das Experiências nas Relações
Próximas-Estruturas Relacionais (ECR-RS; Moreira, Martins, Gouveira & Canavarro,
2014), a Escala de Resiliência (ER; Oliveira & Machado, 2011), a Escala de Ansiedade,
Depressão e Stress (EADS-21; Pais-Ribeiro, Honrado & Leal, 2004) e um Questionário
Sociodemográfico. A nossa amostra apresenta baixas pontuações médias nas dimensões
ansiedade, depressão e stress. Encontramos correlações significativas e negativas entre a
competência pessoal e a ansiedade, depressão e stress, entre a autodisciplina e a
depressão e o stress e entre o optimismo e o stress. Encontramos correlações
significativas e positivas entre a vinculação ansiosa e a ansiedade, depressão e stress.
Relativamente às diferenças de género, o sexo masculino apresentou pontuações médias
mais elevadas nos níveis de depressão do que o sexo feminino. Os estudantes dos 17 aos
19 anos apresentaram pontuações médias mais elevadas de vinculação evitante do que
com 19 ou mais anos. Por último, os resultados indicaram que apenas a competência
pessoal se revelou um preditor negativo da ansiedade, da depressão e do stress.
Ainda que estes resultados sejam preliminares, este estudo contribuiu para uma
melhor compreensão da relação entre os construtos e do papel preditor negativo da
resiliência e das estruturas relacionais na sintomatologia ansiosa, depressiva e stress.
Description
Keywords
Estruturas relacionais Resiliência Ajustamento psicológico Estudantes universitários