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Industrial coatings under the spotlight : composition of paint layers of coated scrap metals in contemporary art

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Abstract(s)

Contemporary artists are repurposing painted scrap metals as art mediums and like any materials, they deteriorate. However, sustained studies on paint coatings of industrial objects are still scarce, even within industrial heritage, which primarily focuses on heritage machines and tools. To gain an enhanced understanding of the coatings of industrial objects in contemporary art, we used two sculptures of Mozambican artist Gonçalo Mabunda, “Eu sou das Massas” and “Dá ao Povo o que é do César,” as case studies. His sculptures are made of coated scrap metals undergoing paint loss due to corrosion. This study aims to provide critical insights that will contribute to developing appropriate conservation strategies for artworks utilizing coated scrap metals. To achieve our goal, two approaches were combined for an enhanced understanding of the materiality of the sculptures, their corrosion, and the artist’s stance regarding their preservation: an artist interview and scientific analyses. Through the interview, we discovered the motivations behind the artist's creative decisions and uncovered some of his conflicting attitudes toward conservation. For scientific analysis, we sampled the paint coatings of two of his sculptures and observed their cross-sections using optical microscopy. X-ray fluorescence (XRF) spectroscopy was employed to identify the elemental composition of the paint coatings, while Raman and Fourier Transform Infrared Spectrometry (FTIR) Spectroscopies were used for molecular analyses. The identified pigments, phthalocyanine blue and green, chrome yellow and yellow-orange, goethite, azo red, red iron oxide, and titanium white, were those that have been reportedly used on industrial heritage objects from the past two centuries. Barium sulphate, the identified filler, has also been reported. Their continued use to this day signifies their durability and effectiveness in coating systems. Meanwhile, the identification of alkyd as the binder for almost all of the coatings is in line with the coating industry’s shift to synthetic binders in the 20th Century. Investigation of the paint coatings in Mabunda’s sculptures led to the characterization of a vastly different type of coating, a multi-layered retroreflective sheet. To our knowledge, this silica-lined coating is a novel material to be analyzed in a conservation context. Meanwhile, the artist’s execution of soldering metal pieces together also enabled us to analyze some degradation processes that coatings may undergo due to extreme temperatures. The findings suggested that while pigments may not degrade at certain temperatures, the binder will, thus highlighting the importance of investigating other significant components of coatings, too. The results gathered using multi-analytical and interdisciplinary approaches are an important base for the material study of industrial paint coatings and the definition of a conservation strategy for materials recycled as contemporary artworks.
Muitos artistas contemporâneos têm vindo a reutilizar sucata metálica revestida a tinta como meio artístico e, tal como qualquer outro material, esta pode deteriorar-se. No entanto, os estudos sobre revestimentos de tinta de objetos industriais são ainda escassos, mesmo dentro do património industrial, que se centra principalmente em máquinas e ferramentas patrimoniais. De forma a compreender melhor os revestimentos de tinta dos objetos industriais, na Arte Contemporânea, foram utilizadas, como casos de estudo, duas esculturas do artista moçambicano Gonçalo Mabunda, “Eu sou das Massas” e “Dá ao Povo o que é do César”. As suas esculturas são compostas por sucata metálica revestida a tinta, que sofre a perda do seu revestimento devido à corrosão. Este estudo tem como objetivo fornecer pensamento crítico que irá contribuir para o desenvolvimento de estratégias adequadas de conservação de obras de arte que integrem sucata metálica revestida a tinta. Para atingir o nosso objetivo, foram combinadas duas abordagens, de modo a se obter uma melhor compreensão da materialidade destas esculturas, a sua corrasão, e a postura do artista em relação à sua preservação: entrevista ao artista e análises científicas. Através da entrevista realizada, descobrimos as motivações por detrás das decisões criativas do artista e de algumas das suas atitudes conflitantes em relação à conservação. De modo a entender a materialidade das suas obras, foram recolhidas amostras dos revestimentos de tinta de duas das suas esculturas, para analise científica, e observadas as suas secções transversais com recurso a um microscópio óptico. A Espectroscopia de Fluorescência de Riaos-X (XRF) foi empregue na identificação da composição elementar dos revestimentos de tinta, enquanto a Espectroscopia Raman e a Espectroscopia de Infravermelhos por Transformada de Fourier (FTIR) foram utilizadas nas análises moleculares. Os pigmentos identificados, azul e verde de ftalocianina, amarelo e amarelo-alaranjado de crómio, goethite, vermelho azo, óxido de ferro vermelho e branco de titânio, são aqueles que terão sido utilizados em objetos do património industrial dos últimos dois séculos. O sulfato de bário, a carga identificada, também foi relatado. O seu contínuo uso até aos dias de hoje demonstra a sua durabilidade e eficácia em sistemas de revestimento. Ademais, a identificação do alquídico como aglutinante é coerente com a mudança da indústria de revestimentos para aglutinantes sintéticos, no século XX. A investigação dos revestimentos de tinta nas esculturas do Mabunda levou à caracterização de um tipo de revestimento muito diferente, uma folha retrorrefletora com múltiplas camadas. Até onde sabemos, este revestimento revestido de sílica é um novo material a ser analisado no contexto da conservação. Por outro lado, a execução do artista, ao soldar peças metálicas umas às outras, permitiu-nos analisar alguns processos de degradação que os revestimentos podem sofrer, quando sujeitos a temperaturas extremas. As descobertas sugeriram que, embora os pigmentos possam não se degradar a determinadas temperaturas, o aglutinante irá, realçando assim a importância de investigar também outros componentes significativos dos revestimentos. Os resultados obtidos através de abordagens multianalíticas e interdisciplinares são uma base importante para o estudo dos materiais que compõem os revestimentos de tintas industriais e para a definição de uma estratégia de conservação relativa a materiais reciclados enquanto obras de arte contemporâneas.

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Industrial paint coatings Recycled metals Contemporary art Material studies Conservation Revestimentos de tinta Metais reciclados Arte contemporânea Estudos de materiais Conservação

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