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O clamor do ‘não homem’ : a obra de Gustavo Gutiérrez como proposta actual de ética política e social
datacite.subject.fos | Humanidades::Filosofia, Ética e Religião | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Cunha, Jorge Teixeira da | |
dc.contributor.author | Diniz, Gonçalo Martim Vieira Pereira | |
dc.date.accessioned | 2019-10-07T10:56:48Z | |
dc.date.available | 2019-10-07T10:56:48Z | |
dc.date.issued | 2019-07-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description.abstract | Nesta dissertação de doutoramento, pretende-se dar a conhecer a obra de um grande teólogo peruano contemporâneo, Gustavo Gutiérrez, sacerdote dominicano, profundamente ligado à Teologia da Libertação. Trata-se de um teólogo de grande fama internacional, mas, em geral, muito pouco conhecido em Portugal. Pelo presente trabalho, procura-se demonstrar que a Teologia da Libertação, de Gustavo Gutiérrez - apesar de ser uma teologia, na sua origem, muito contextualizada, quer no tempo quer no espaço -, continua a ser bastante actual no mundo global de hoje, sob vários aspectos. Um mundo onde, infelizmente, permanecem muitos exemplos de pessoas a quem não é reconhecida totalmente a sua categoria e dignidade humana. Está em causa o universo dos ‘não-homens’, as ‘não-pessoas’, os ‘invisíveis’ e ‘insignificantes’ da sociedade capitalista, para usar as expressões do autor. De facto, muitas das intuições e conceitos teológicos pioneiros de Gutiérrez continuam a ser de manifesto interesse para os nossos dias. Entre essas intuições e conceitos, destacam-se a concepção do ‘pecado social’, ou ‘pecado estrutural’, e o princípio teológico e pastoral da opção preferencial pelos pobres. Há também que referir a novidade de uma metodologia verdadeiramente inovadora, que contempla dois ‘momentos’ – num primeiro momento, a práxis (acção) histórica, concretizada no compromisso político e pastoral com os pobres; e, num segundo momento, a reflexão teológica propriamente dita, o momento de falar de Deus. Por fim, em Gutiérrez brota uma nova perspectiva teológica: a perspectiva do pobre. Relativamente a este último aspecto, de facto, verifica-se que a teologia de Gutiérrez pretende partir das preocupações e dos anseios das populações mais pobres e marginalizadas da América Latina do seu tempo, os grandes ‘ausentes da história’, como lhes chama, e dar-lhes voz, voz política, mas também voz no interior da Igreja e no universo da própria teologia. Procura-se aqui fazer um trabalho crítico acerca da obra de Gutiérrez e do seu legado para os nossos dias, evitando-se cair na simples apologia e no elogio fácil. As principais críticas dirigidas à Teologia da Libertação, quer por parte de Roma quer por parte de muitos outros quadrantes, estão todas reflectidas neste trabalho. Mas, sem prejuízo dos equívocos e abusos apontados a esta corrente teológica, o que é facto é que ela também deu muitos frutos e abriu novos horizontes à Igreja pós-conciliar. Além dos contributos para uma nova ética política e social, a teologia de Gutiérrez continua muito viva e interpeladora no campo dos temas da ‘Justiça e Paz’ e no desígnio de uma ‘Igreja pobre ao serviço dos pobres’, conforme ao desejo do Papa Francisco. | pt_PT |
dc.description.abstract | In this doctoral dissertation, it is intended to make known the work of a great contemporary Peruvian theologian, Gustavo Gutiérrez, a Dominican priest, closely linked to Liberation Theology. He is a theologian of great international fame, but, in general, little known in Portugal. The present work seeks to demonstrate that Gustavo Gutiérrez's Theology of Liberation - despite being a theology, in its origin, very contextualized in time and space -, continues to be quite current in our global world, under several aspects. A world where, unfortunately, many examples persist of people whom are not considered in the full capacity of their human dignity. We refer to the category of the ‘nonhumans’, the ‘non-persons’, the ‘invisible’ and ‘insignificant’ of the capitalist society, to use the expressions of the author. In fact, many of Gutiérrez’s pioneering theological insights and concepts continue to be of manifest interest for our day. Among these intuitions and concepts are the conception of 'social sin', or 'structural sin', and the theological and pastoral principle of the preferential option for the poor. We must also mention the novelty of a truly innovative methodology, which contemplates two 'moments' - first, historical praxis (action), concretized in the political and pastoral engagement with the poor; and, in a second moment, theological reflection proper, the moment of speaking of God, and a new theological perspective: the perspective of the poor. Regarding this last aspect, in fact, Gutiérrez's theology intends to start from the concerns and aspirations of the poorest and marginalized populations of Latin America of the time, the great 'absent of history', as he calls them, and give them a voice, political voice, but also voice within the Church and in the universe of theology. It is tried here to do a critical work on the writings of Gutiérrez and its legacy for our days, without falling in the apologia and the easy eulogy. The main criticisms directed at Liberation Theology, whether by Rome or by many other quarters, are all reflected in this work. But, without prejudice to the misunderstandings and abuses of this theological current, the fact is that it also bore fruit and opened new horizons to the post-conciliar Church. In addition to the contributions to a new political and social ethic, Gutiérrez's theology remains very much alive and challenging in the field of ‘Justice and Peace’ and in the design of a 'poor Church at the service of the poor', according to the wishes of Pope Francis. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101522525 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/28302 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Libertação | pt_PT |
dc.subject | Não homem | pt_PT |
dc.subject | Pobre | pt_PT |
dc.subject | Práxis | pt_PT |
dc.subject | Compromisso | pt_PT |
dc.subject | Opção preferencial pelos pobres | pt_PT |
dc.subject | Idolatria | pt_PT |
dc.subject | Pecado social | pt_PT |
dc.subject | Estruturas de pecado | pt_PT |
dc.subject | Espiritualidade | pt_PT |
dc.subject | Capitalismo | pt_PT |
dc.subject | Marxismo | pt_PT |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_PT |
dc.subject | Ética social | pt_PT |
dc.subject | Doutrina social da Igreja | pt_PT |
dc.subject | Liberation | pt_PT |
dc.subject | Non human | pt_PT |
dc.subject | Poor | pt_PT |
dc.subject | Praxis | pt_PT |
dc.subject | Commitment | pt_PT |
dc.subject | Preferential option for the poor | pt_PT |
dc.subject | Idolatry | pt_PT |
dc.subject | Social sin | pt_PT |
dc.subject | Structures of sin | pt_PT |
dc.subject | Spirituality | pt_PT |
dc.subject | Capitalism | pt_PT |
dc.subject | Marxism | pt_PT |
dc.subject | Neoliberalism | pt_PT |
dc.subject | Social ethics | pt_PT |
dc.subject | Social teaching of the Church | pt_PT |
dc.title | O clamor do ‘não homem’ : a obra de Gustavo Gutiérrez como proposta actual de ética política e social | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Doutoramento em Teologia | pt_PT |