Repository logo
 
Publication

A relação socioeducativa como prática de relação de dádiva

dc.contributor.authorVeloso, Gastão Ribeiro Pereira
dc.date.accessioned2021-09-14T15:13:05Z
dc.date.available2021-09-14T15:13:05Z
dc.date.issued2012-01-01
dc.description.abstractA pedagogia social reflete criticamente sobre a práxis socioeducativa enquanto ação intencional que procura promover a capacitação subjetiva e cívica das pessoas e estabelecer laços sociais. Este artigo analisa a relação socioeducativa na ótica da dádiva. Inicialmente, procura-se conceptualizar a noção de dádiva, explicitando a sua estrutura de gratuitidade e liberdade. De seguida, examina-se a forma como a dádiva, constituindo um operador privilegiado do laço social, estabelece a relação social. Finalmente, reflete-se sobre a relação socioeducativa como prática de relação de dádiva. Considerando a relação socioeducativa como uma experiência de educação, solidariedade e dádiva, procura-se esclarecer o alcance desta afirmação, explicitando-se a estreita ligação entre solidariedade e dádiva, no contexto da relação socioeducativa. A dádiva emerge, então, como uma noção com relevância no seio da pedagogia social.pt_PT
dc.description.abstractThe social pedagogy reflects critically on the socio-educational praxis as intentional action that seeks to promote civic subjective and training of people and establish social ties. This article analyzes the relationship in terms of their socio gift . Initially, we attempt to conceptualize the notion of gift , explaining the structure of its free, freedom and profound ethical significance. Then it seeks to examine how the gift , being a privileged operator in the creation of social ties, establishes a social relationship. Finally, we think about the relationship of socio-educational as a practical gift relationship. Considering that the socio-educational relationship is an educational, solidarity and donation experience, we attempt to clarify the scope of this statement, explaining the close link between solidarity and gift, in the context of socio-educational relationship. The gift emerges, for all this, as a notion of relevance within the social pedagogy.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34632/cpedagogiasocial.2012.1955pt_PT
dc.identifier.issn1646-7280
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34833
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.titleA relação socioeducativa como prática de relação de dádivapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage196pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage185pt_PT
oaire.citation.titleCadernos de Pedagogia Socialpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
1955_article_4202_1_10_20191020.pdf
Size:
118.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format