Repository logo
 
Publication

As tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem

dc.contributor.authorOliveira, Sílvia
dc.contributor.authorRibeiro, Célia
dc.contributor.authorMartins, Catarina
dc.date.accessioned2017-10-12T13:46:27Z
dc.date.available2017-10-12T13:46:27Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm sido utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de crianças/alunos com Necessidades Educativas Especiais nomeadamente com Paralisia Cerebral (PC), com o intuito de potenciar a comunicação e a aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo verificar de que forma as TIC podem ser um contributo para o desenvolvimento da comunicação e aprendizagem em alunos com PC. Com uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), em que aplicámos um questionário a quarenta e seis professores e observámos dois alunos com PC em intervenções com recurso às TIC, foi possível concluir, em geral, que a maioria dos professores inquiridos recorre às TIC com frequência na sua prática pedagógica, concordam com o facto de estas contribuírem para a aquisição de aprendizagens, potenciarem o desenvolvimento da comunicação e facilitarem o processo de inclusão dos alunos com PC. Os dois alunos observados manifestaram-se mais motivados quando realizavam as atividades no computador, demonstrando maior autonomia no desempenho das tarefas. O computador assumiu também um papel relevante no desenvolvimento das capacidades psicomotoras.pt_PT
dc.description.abstractInformation and Communication Technologies have been used with students with cerebral palsy in order to develop their communication and learning processes. In this sense, this study was conducted in order to verify how Information and Communication Technologies can be a contribution to the promotion of communication and learning of students with cerebral palsy. With a mixed methodology (quantitative and qualitative), forty-six teachers were submitted to a questionnaire and two students with cerebral palsy were observed using Information and Communication Technologies. It was concluded, in general, that the majority of surveyed teachers use Information and Communication Technologies very often in their daily activity; they agree that technologies contribute to learning as well as that they potentiate the development of communication and facilitate the inclusion of students with Cerebral Palsy. The two observed students seemed to be more motivated when performing activities on the computer, showing greater autonomy in the tasks. Communication technologies also assumed an important role in the development of psychomotor skillspt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sílvia; RIBEIRO, Célia; MARTINS, Catarina - Stress e burnout em professores da educação especial. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 23 (2015), p. 213-239.pt_PT
dc.identifier.doi10.7559/gestaoedesenvolvimento.2015.279
dc.identifier.issn0872-556X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/23045
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesa,pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectParalisia cerebralpt_PT
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectInclusive educationpt_PT
dc.subjectCerebral Palsypt_PT
dc.subjectInformation technology and communicationpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagempt_PT
dc.title.alternativeThe information and communication technologies in the context of cerebral palsy: its importance to communication and learningpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage239pt_PT
oaire.citation.issue23
oaire.citation.startPage213pt_PT
oaire.citation.titleGestão e Desenvolvimentopt_PT
person.familyNameRibeiro
person.givenNameCélia
person.identifier.ciencia-id3212-EF16-9B2E
person.identifier.orcid0000-0002-1000-6890
person.identifier.scopus-author-id57200572324
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2e75da17-1320-4979-a837-21d67bb23b73
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2e75da17-1320-4979-a837-21d67bb23b73

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
11SilviaOliveiraCatarinaMartinsCeliaRibeiro 213-239.pdf
Size:
363.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: