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The principle of rarity on vintage and second-hand jewelry : consumers’ preferences

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorBraga, João Pedro Niza
dc.contributor.authorFerreira, Ana Arminda Ribeiro
dc.date.accessioned2023-04-18T10:32:36Z
dc.date.available2023-04-18T10:32:36Z
dc.date.issued2022-07-04
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractRarity is a topic that has been widely discussed in consumer behavior as scarcity can shape how much consumers value a product. Even though the rarity effect has been studied in the clothing realm, jewelry should also be considered. Especially, Vintage and Second-Hand jewelry, considering that these products are often associated with unique and rare finds. Thus this study experimentally tests the effects of rarity on Vintage, Second-Hand, and New Collection jewelry, comparing the three. Through an online survey, participants were exposed to one of the three product type conditions (Vintage, Second-Hand, New Collection) paired with two condition of availability cues (rarity, abundancy). Results showed a significant interaction between product type and availability cues. Vintage and Second-Hand jewelry both received significantly more positive attitudes when presented with rarity cues whereas in the New-Collection condition no significant differences were found. Overall, findings indicate that only Second-Hand and Vintage jewelry benefit in value from rarity cues, suggesting that rarity is a key factor for Vintage and Second-Hand jewelry.pt_PT
dc.description.abstractA Raridade é um tópico que tem sido amplamente discutido no comportamento dos consumidores, visto que a escassez consegue moldar quanto é que os consumidores valorizam um produto. Apesar do efeito da raridade já ter sido estudado no domínio do vestuário, a joalharia também deve ser considerada. Especialmente, joalharia Vintage e em Segunda-Mão, tendo em conta que estes produtos são frequentemente associados a achados únicos e raros. Este estudo testa então experimentalmente os efeitos da raridade em Joalharia Vintage, de Segunda-Mão e de Nova Coleção, comparando os três. Através de um questionário online, os participantes foram expostos a uma das três condições (Vintage, Segunda-Mão, Nova Coleção) e duas condições de disponibilidade (raridade, abundância). Os resultados mostraram uma interação significante entre o tipo de produto e a disponibilidade. Tanto a joalharia Vintage como a joalharia em Segunda-Mão receberam significativamente mais atitudes positivas quando apresentadas com pistas de raridade enquanto que na condição de Nova Coleção não foram encontradas diferenças significativas. As conclusões indicam que apenas a joalharia Vintage e a joalharia em Segunda-Mão podem beneficiar das pistas de raridade, sugerindo que a raridade é um fator chave para estes tipos de joalharia.
dc.identifier.tid203132939pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/40860
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectVintagept_PT
dc.subjectSecond-handpt_PT
dc.subjectNew collectionpt_PT
dc.subjectJewelrypt_PT
dc.subjectPre-ownedpt_PT
dc.subjectPreferencept_PT
dc.subjectConsumer behaviorpt_PT
dc.subjectSegunda-mão
dc.subjectNova coleção
dc.subjectJoalharia
dc.subjectPreviamente-usado
dc.subjectPreferência
dc.subjectComportamento do consumidor
dc.titleThe principle of rarity on vintage and second-hand jewelry : consumers’ preferencespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Administração de Empresaspt_PT

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