Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.13 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Rarity is a topic that has been widely discussed in consumer behavior as scarcity can
shape how much consumers value a product. Even though the rarity effect has been
studied in the clothing realm, jewelry should also be considered. Especially, Vintage and
Second-Hand jewelry, considering that these products are often associated with unique
and rare finds. Thus this study experimentally tests the effects of rarity on Vintage,
Second-Hand, and New Collection jewelry, comparing the three. Through an online
survey, participants were exposed to one of the three product type conditions (Vintage,
Second-Hand, New Collection) paired with two condition of availability cues (rarity,
abundancy). Results showed a significant interaction between product type and
availability cues. Vintage and Second-Hand jewelry both received significantly more
positive attitudes when presented with rarity cues whereas in the New-Collection
condition no significant differences were found. Overall, findings indicate that only
Second-Hand and Vintage jewelry benefit in value from rarity cues, suggesting that rarity
is a key factor for Vintage and Second-Hand jewelry.
A Raridade é um tópico que tem sido amplamente discutido no comportamento dos consumidores, visto que a escassez consegue moldar quanto é que os consumidores valorizam um produto. Apesar do efeito da raridade já ter sido estudado no domínio do vestuário, a joalharia também deve ser considerada. Especialmente, joalharia Vintage e em Segunda-Mão, tendo em conta que estes produtos são frequentemente associados a achados únicos e raros. Este estudo testa então experimentalmente os efeitos da raridade em Joalharia Vintage, de Segunda-Mão e de Nova Coleção, comparando os três. Através de um questionário online, os participantes foram expostos a uma das três condições (Vintage, Segunda-Mão, Nova Coleção) e duas condições de disponibilidade (raridade, abundância). Os resultados mostraram uma interação significante entre o tipo de produto e a disponibilidade. Tanto a joalharia Vintage como a joalharia em Segunda-Mão receberam significativamente mais atitudes positivas quando apresentadas com pistas de raridade enquanto que na condição de Nova Coleção não foram encontradas diferenças significativas. As conclusões indicam que apenas a joalharia Vintage e a joalharia em Segunda-Mão podem beneficiar das pistas de raridade, sugerindo que a raridade é um fator chave para estes tipos de joalharia.
A Raridade é um tópico que tem sido amplamente discutido no comportamento dos consumidores, visto que a escassez consegue moldar quanto é que os consumidores valorizam um produto. Apesar do efeito da raridade já ter sido estudado no domínio do vestuário, a joalharia também deve ser considerada. Especialmente, joalharia Vintage e em Segunda-Mão, tendo em conta que estes produtos são frequentemente associados a achados únicos e raros. Este estudo testa então experimentalmente os efeitos da raridade em Joalharia Vintage, de Segunda-Mão e de Nova Coleção, comparando os três. Através de um questionário online, os participantes foram expostos a uma das três condições (Vintage, Segunda-Mão, Nova Coleção) e duas condições de disponibilidade (raridade, abundância). Os resultados mostraram uma interação significante entre o tipo de produto e a disponibilidade. Tanto a joalharia Vintage como a joalharia em Segunda-Mão receberam significativamente mais atitudes positivas quando apresentadas com pistas de raridade enquanto que na condição de Nova Coleção não foram encontradas diferenças significativas. As conclusões indicam que apenas a joalharia Vintage e a joalharia em Segunda-Mão podem beneficiar das pistas de raridade, sugerindo que a raridade é um fator chave para estes tipos de joalharia.
Description
Keywords
Vintage Second-hand New collection Jewelry Pre-owned Preference Consumer behavior Segunda-mão Nova coleção Joalharia Previamente-usado Preferência Comportamento do consumidor