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A saúde do pé de estudantes de enfermagem em ensino clínico: resultados preliminares de um estudo observacional

dc.contributor.authorBernardes, Rafael A.
dc.contributor.authorCaldeira, Sílvia
dc.contributor.authorStolt, Minna
dc.contributor.authorAlmeida, Inês F.
dc.contributor.authorParreira, Pedro
dc.contributor.authorSousa, Liliana B.
dc.date.accessioned2024-08-14T12:44:18Z
dc.date.available2024-08-14T12:44:18Z
dc.date.issued2022-03
dc.description.abstractIntrodução O Ensino Clínico (EC), pela necessidade de permanecer em pé por longos períodos, constitui-se como um ambiente potencialmente agressivo para a saúde do pé. De facto, as posições ortostáticas prolongadas são consideradas como um dos fatores mais importantes para a diminuição da saúde do pé (Stolt et al., 2018). As lesões associadas ao pé contribuem para cerca de 39.9% das intenções de desistência do curso e, a longo prazo, escassez de enfermeiros (Bakker et al., 2019; Kox et al., 2022). Objetivos O presente estudo teve como objetivos: (i) caracterizar a saúde do pé de estudantes de Enfermagem em Ensino Clínico; e (ii) descrever a influência de posições ortostáticas prolongadas na saúde do pé de estudantes de Enfermagem. Metodologia Estudo observacional descritivo com aplicação da versão portuguesa da escala Self-Administered Foot Health Assessment Instrument (S-FHAI; Stolt et al., 2013) entre novembro de 2021 e janeiro de 2022. Recrutaram-se estudantes da Licenciatura em Enfermagem de várias escolas em Portugal que, no momento do estudo, estivessem em Ensino Clínico. O método de amostragem foi de conveniência, especificamente em “bola de neve”. Utilizou-se o software Qualtrics e a o SPSS v24. Aprovação pela Comissão de Ética da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem – P799_07_2021. Resultados Dos 100 participantes, a maioria (86%) é do sexo feminino, com média de idades de 23,09 anos (DP=5,07). Grande parte dos estudantes passa mais de 3 horas em pé na mesma posição durante um dia de EC (68%) e/ou a caminhar (76%). Relativamente à saúde do pé, 42% dos estudantes apresentam pele seca, 33% calos ou calosidades, 69% pés frios, 24% cãibras e 21% unhas encravadas. Entre os participantes, 37% referem dor nos pés nas últimas duas semanas, sendo a localização mais afetada a planta do pé (29%). 161 Conclusões A maioria dos estudantes permanece longos períodos em pé ou a caminhar, o que influencia a saúde do pé. Este contexto favorece o surgimento de quadros dolorosos, sobretudo a nível da planta do pé. Um maior conhecimento da saúde podológica dos estudantes, em conjunto com o desenvolvimento de intervenções preventivas, poderá permitir aumentar a qualidade de vida e a satisfação durante o Ensino Clínico. No futuro, os estudantes terão ferramentas para prevenir lesões enquanto enfermeiros.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/46252
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectSaúde do pépt_PT
dc.subjectLesões do tornozelopt_PT
dc.subjectPosição ortostáticapt_PT
dc.subjectSaúde ocupacionalpt_PT
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_PT
dc.subjectFoot healthpt_PT
dc.subjectAnkle injuriespt_PT
dc.subjectStanding positionpt_PT
dc.subjectOccupational healthpt_PT
dc.subjectNursing studentspt_PT
dc.titleA saúde do pé de estudantes de enfermagem em ensino clínico: resultados preliminares de um estudo observacionalpt_PT
dc.title.alternativeFoot health of nursing students in clinical settings: preliminary results of an observational studypt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiro, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage161pt_PT
oaire.citation.startPage160pt_PT
oaire.citation.title4º Congresso Internacional de Enfermagem do Trabalho: Diversidade, Inclusão e Tecnologiapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

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