Repository logo
 
Publication

Dishonesty and unconscious mind processes : effects of mood induction by news

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMauro, Carlos Eduardo Evangelista
dc.contributor.authorMelo, Inês Pinto Soares de
dc.date.accessioned2017-03-07T15:50:44Z
dc.date.available2020-02-28T01:30:45Z
dc.date.issued2016-07-12
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO presente trabalho analisa a relevância dos processos automáticos e inconscientes do pensamento, em contraste com o modo racional e consciente, tendo como base a caraterização de Kahneman (2011) de dois modos de pensar (sistema 1: rápido; sistema 2: lento). A dissertação tem como tema principal a desonestidade, fundamentada no conjunto de fatores que propiciam o comportamento, descritos por Ariely (2012), bem como na proposta de modelo de Moore e Gino (2015), que considera o conjunto de processos psicológicos e inconscientes ligados ao comportamento desonesto/não ético. No contexto de tomada de decisão, os indivíduos nem sempre agem da forma mais racional. Muitas vezes, são influenciados por empurrões subtis e processos mentais inconscientes, que propiciam diferentes caminhos e acarretam consequências. A experiência realizada no âmbito da presente dissertação pretende examinar os efeitos da indução de estados de humor pela leitura de notícias, e a sua influência nos juízos de valor, tendo como base o tema central da desonestidade. Baseado-se na literatura académica, o estudo abarca as recentes descobertas realizadas no âmbito da economia comportamental e desonestidade, revelando as principais motivações que levam as pessoas a serem desonestas e possíveis formas de restringir este comportamento. Os resultados obtidos demonstram que as notícias positivas/negativas induzem estados de humor ou disposições positivas/negativas, e que, perante um estado de humor negativo, os indivíduos produzem juízos de valor na mesma direção.pt_PT
dc.description.abstractThis work analyses the importance of automatic and rapid processes in people’s thinking, in contrast with rational, slower mindsets, using Kahneman (2011) characterization of two systems (system 1: fast; system 2: slow), Ariely (2012) dishonesty main drives and Moore and Gino (2015) psychological framework of unethical behavior, considering the importance of non-conscious processes. People do not always make decisions and judgements in conscious ways. Sometimes they are guided by unaccountable cues and thoughts, leading them to different paths and consequences. The experiment of this work examines the effects of mood induction by the news upon individuals’ judgements regarding dishonesty. Based on the academic literature, this work analyses the background of behavioral economics and dishonesty, the underlying aspects and motivations that causes people to cheat and ways to improve one’s understanding in order to restrain dishonesty. The results suggest that the positive/negative news primes positive/negative moods, and, when in a negative mood, forms subsequent judgements in the same direction, comparing to absence of any news.pt_PT
dc.identifier.tid201464365pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/21644
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectDishonestypt_PT
dc.subjectCheatingpt_PT
dc.subjectAffectpt_PT
dc.subjectEmotionspt_PT
dc.subjectUnethical behaviorpt_PT
dc.titleDishonesty and unconscious mind processes : effects of mood induction by newspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201464365.pdf
Size:
833.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: