Repository logo
 
Publication

Ensino-aprendizagem baseado nos estilos de aprendizagem: procurando o sucesso individual no ensino básico

dc.contributor.authorCarvalho, Maria José
dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.contributor.authorAndrade, António de
dc.date.accessioned2024-01-03T11:13:21Z
dc.date.available2024-01-03T11:13:21Z
dc.date.issued2023-12-18
dc.description.abstractPara melhorar as aprendizagens dos alunos do sétimo ano, do terceiro ciclos do ensino básico português, em Matemática, aplicou-se um estudo sobre o ensino-aprendizagem. Conhecer o perfil dos 133 alunos participantes no estudo e a sua capacidade motivacional de aprender, foi importante, potenciando o seu papel ativo e crítico, na construção e divulgação do conhecimento. A relevância deste estudo, centra-se na implementação, em aulas de Matemática, de uma metodologia de estilos diferenciados de aprendizagem dos alunos, em momentos destintos: ensino presencial e não presencial. Aplicou-se a Metodologia VARK no acesso à informação completando com Metodologia CHAEA na partilha de conhecimento. Na primeira metodologia procura-se aperfeiçoar o conhecimento e as competências adquiridas pelos alunos, direcionando as aulas para as preferências individuais de aprendizagem, na segunda proporciona-se momentos diferentes de partilha de aprendizagens. A metodologia de investigação foi de cariz qualitativa, abrangendo recolha de dados, observações diretas, questionários e produções dos alunos em estudo. A maioria dos alunos obteve o estilo multimodal e múltiplo, respetivamente VARK e CHAEA. As aulas, nas duas modalidades, incluíram vários estilos em simultâneo, procurou-se, pois, encontrar, para os alunos, formas facilitadoras da abordagem e assimilação seguras, dos novos conteúdos ministrados, e mais ajustadas aos seus perfis; presencialmente privilegiou-se o trabalho em díade e individual, no ensino não presencial, alicerçou-se em pequenos grupos de alunos, figurando todos os estilos de aprendizagem. Os resultados, 85% de sucesso, refletem o esforço e as exigências colocadas aos alunos, confirmam uma maior dedicação ao estudo e o incremento do interesse em aprender.pt_PT
dc.description.abstractTo improve the learning of seventh grade students of the third cycle of Portuguese basic education in Mathematics, a study on teaching-learning was applied. Knowing the profile of the 133 students participating in the study and their motivational capacity to learn was important, enhancing their active and critical role in the construction and dissemination of knowledge. The relevance of this study focuses on the implementation, in mathematics classes, of a methodology of differentiated learning styles for students, in different moments: face-to-face and non-face teaching. We applied the VARK methodology to access information, complementing it with the CHAEA methodology for knowledge sharing. In the first methodology the aim is to improve the knowledge and skills acquired by the students, directing the classes to individual learning preferences; in the second, different moments of learning sharing are provided. The research methodology was qualitative, including data collection, direct observations, questionnaires, and student productions. Most students obtained the multimodal and multiple style, respectively VARK and CHAEA. The classes, in both modalities, included several styles at the same time, so we tried to find, for the students, ways to facilitate the approach and safe assimilation of the new contents taught, and more adjusted to their profiles; in face-to-face classes we privileged the work in dyads and individual work, in non-face teaching, we based it in small groups of students, including all learning styles. The results, 85% success rate, reflect the effort and demands placed on students, confirming a greater dedication to study and increased interest in learning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2023.15916pt_PT
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/43449
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subject7.º ano de escolaridadept_PT
dc.subjectEstilos de aprendizagempt_PT
dc.subjectModelo VARKpt_PT
dc.subjectModel CHAEApt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subject7th gradept_PT
dc.subjectLearning stylespt_PT
dc.subjectVARK modelpt_PT
dc.subjectCHAEA modelpt_PT
dc.titleEnsino-aprendizagem baseado nos estilos de aprendizagem: procurando o sucesso individual no ensino básicopt_PT
dc.title.alternativeTeaching and learning based on learning styles: seeking individual success in basic educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage18pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume26pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
90297823.pdf
Size:
489.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: