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O presente trabalho pretende contribuir para a compreensão das vivências associadas à
institucionalização na infância, através do olhar de adolescentes institucionalizadas que foram retiradas às
suas famílias biológicas por se encontrarem em situações de perigo. O estudo centra-se na análise das
narrativas de seis adolescentes sobre as suas vivências de institucionalização, tendo como principais
objectivos: a) perceber como é que as adolescentes narram a sua experiência de institucionalização; b)
perceber como é que estas representam o fenómeno da institucionalização em geral; c) compreender como é
que as adolescentes encaram o estigma associado à institucionalização.
Nesta investigação qualitativa a metodologia utilizada foi a entrevista individual semi-estruturada, aplicada
a seis sujeitos do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, numa instituição
situada na Área Metropolitana do Porto. Foi realizada uma análise de conteúdo temática, tendo sido criadas
as seguintes categorias: trajectória passada, recepção e acolhimento, relações de afecto e suporte, situação
escolar, perspectivação do futuro, autonomia, satisfação/insatisfação, ambiente na instituição, regras e
castigos, relações privilegiadas dentro da instituição, fuga, discriminação social, representações da
Faria, S., Salgueiro, A. G., Trigo,
L. R. & Alberto, I. (2008). As
narrativas de adolescentes
institucionalizadas: Percepções
em torno das vivências de
institucionalização. Atas
eletrónicas do Congresso
Internacional em Estudos da
Criança, organizado pelo Instituto
de Estudos da Criança e realizado
na Universidade do Minho.
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comunidade sobre as crianças institucionalizadas e representações da comunidade sobre as instituições de
acolhimento.
São apresentados e discutidos os resultados relativos às diversas categorias de análise. Salientamos o
facto de todas as adolescentes afirmarem que preferiam ficar na instituição, mesmo que lhes fosse dada
outra opção (por exemplo, estar com a “família de afecto”, família biológica, ou outra instituição). Referem
ainda que, apesar de estarem insatisfeitas com alguns aspectos da institucionalização, consideram-se
satisfeitas na generalidade com a sua experiência. Estes resultados contrariam a visão pessimista que
encontramos com frequência na literatura e nos discursos existentes neste domínio, o que nos remete para a
importância de serem revistas as representações associadas a esta temática.
Description
Keywords
Institucionalização Narrativas de adolescentes Estigma Satisfação/insatisfação
Citation
FARIA, Sofia Mexia Alves Moura; SALGUEIRO, Gabriela; TRIGO, Luísa Ribeiro; ALBERTO, Isabel Maria Marques - As narrativas de adolescentes institucionalizadas: Percepções em torno das vivências de institucionalização. In Congresso Internacional em Estudos da Criança, I, Braga, Portugal, 02-04 Fevereiro, 2008 - Atas eletrónicas do Congresso Internacional em Estudos da Criança. Braga: Universidade do Minho, 2008. (CD-ROM)