Repository logo
 
Publication

Da indisciplina ao clima de escola: voz dos alunos

dc.contributor.authorCarvalho, Marisa
dc.contributor.authorAlão, Paula
dc.contributor.authorMagalhães, Joaquim
dc.date.accessioned2018-06-25T17:18:34Z
dc.date.available2018-06-25T17:18:34Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractAs questões relacionadas com a indisciplina, bullying e violência escolar continuam a constituir-se como uma preocupação, desafiando as escolas na construção de soluções eficazes dirigidas à promoção da cidadania ativa, dialogante e relacional. Cabe às escolas uma atuação convergente com modelos proativos de gestão da indisciplina com vista à promoção de comportamentos pró-sociais. Neste âmbito, destacamos a participação e envolvimento dos alunos nos processos de tomada de decisão e as atividades da escola como um fator determinante da construção de uma escola positiva, democrática e inclusiva. Este artigo apresenta a metodologia de Assembleias de Alunos, conforme realizadas no Agrupamento de Escolas de Frazão – Paços de Ferreira, no âmbito de um projeto de promoção de comportamentos positivos na escola. Partindo da análise documental das atas das referidas assembleias, identificam-se as conceções dos alunos acerca da disciplina e clima de escola, bem como as estratégias de ação adotadas. Os resultados obtidos apontam no sentido de se privilegiarem ações que promovam a participação e o envolvimento dos alunos nas decisões e atividades da escola. Com efeito, consideramos que as assembleias de alunos constituem uma abordagem promissora na promoção de um clima de escola positivo, participado e democrático.
dc.description.abstractIssues related to indiscipline, bullying and school violence continue to be a concern, challenging schools to build effective solutions for promoting active, receptive, responsive and relational citizenship. Schools need to act in a convergent way with proactive models of indiscipline management with a view to promoting prosocial behavior. In this context, we highlight the participation and involvement of students in decision-making processes as well as in school activities as a determining factor in the construction of a positive, democratic and inclusive school. This article presents the Students’ Assemblies methodology, as carried out in the School Group of Frazão – Paços de Ferreira, in a project to promote positive behavior in the school. Based on the assemblies’ records analysis, we identified the students’ conceptions about discipline and school climate as well as the strategic actions used. The results reinforce actions that promote students’ participation and involvement in the decisions and activities of the school. In fact, we believe that students’ assemblies are a promising approach for promote a positive, participatory and democratic school climate.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCarvalho, M., Alão, P., & Magalhães, J. (2017). Da indisciplina ao clima de escola: voz dos alunos. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 17, 42-60.pt_PT
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2017.3433
dc.identifier.eissn2182-4614
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/25095
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesa
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectDisciplinapt_PT
dc.subjectClima de escolapt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectAssembleias de alunospt_PT
dc.subjectDiscipline
dc.subjectSchool climate
dc.subjectParticipation
dc.subjectStudents’ assemblies
dc.titleDa indisciplina ao clima de escola: voz dos alunospt_PT
dc.title.alternativeFrom indiscipline to school climate: the students' voicept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage60pt_PT
oaire.citation.startPage42pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume17pt_PT
person.familyNameCarvalho
person.givenNameMarisa
person.identifier.ciencia-idE915-466B-F91E
person.identifier.orcid0000-0002-6169-8567
person.identifier.scopus-author-id55358361900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6a0e7a29-2526-40bb-9b7d-8e7dcfbee8c6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6a0e7a29-2526-40bb-9b7d-8e7dcfbee8c6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Da Indisciplina.pdf
Size:
277.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: