Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Paul Rolland na iniciação ao violino : uma aprendizagem lúdica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203354885.pdf2.82 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

“Paul Rolland na iniciação do violino - uma aprendizagem lúdica”, é o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) e foi realizado no Mestrado em Ensino de Música, da Universidade Católica Portuguesa – Porto. O relatório que aqui se apresenta é composto pela Prática Profissional (PP) nas áreas de especialização de Violino e Classe de Conjunto e pelo Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP). A Prática Profissional foi realizada no ano letivo de 20/21 na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha, teve como orientador científico (OC) o Professor Doutor Eliseu Silva e como orientadora pedagógica cooperante (OPC) a professora Marilyn Brito, titular da disciplina onde foi implementado o PIP. O objetivo do PIP foi a criação de desafios onde, de forma lúdica, os participantes pudessem aprender técnicas violinísticas avançadas. Foi implementado entre fevereiro e junho de 2021, em 32 aulas, com quatro alunas de iniciação, do 2º, 3º e 4º ano, com idades compreeendidas entre os 7 e os 9 anos, que frequentam a disciplina de Violino e de MiniOrquestra na EMNSC em regime de Iniciação. A recolha de dados deste estudo foi realizada através de um questionário, de tabelas de observação direta e de uma entrevista com a orientadora pedagógica cooperante. Os resultados obtidos revelam que a aprendizagem de técnicas violinísticas avançadas na iniciação do violino e que os “Desafios para Violinistas Corajosos” assumiram um papel motivador, cativante e desafiante para as quatro participantes.
“Paul Rolland in the initiation of the violin - a playful learning", is the Pedagogical Intervention Project (PIP) and was carried out in the Master’s in Music Teaching, of the Universidade Católica Portuguesa - Porto, under the guidance of PhD Eliseu Silva. The report that is presented here is composed of the Professional Practice (PP) in the specialization areas of Violin and Ensemble Class and the Pedagogical Intervention Project (PIP). The Professional Practice took place in the year 20/21 at Escola de Música Nossa Senhora do Cabo in Linda-a-Velha and had as scientific advisor PhD Eliseu Silva and as cooperating pedagogical advisor Professor Marilyn Brito, holder of the subject where the PIP was implemented. The goal of the PIP was to create challenges where, in a ludic way, the participants could learn advanced violin techniques. It was implemented between February and June 2021, in 32 classes, with four beginner students, from 2nd, 3rd and 4th grades, aged between 7 and 9 years old, who attend the Violin and MiniOrchestra subject at EMNSC on a beginner basis. The data collection for this study was carried out through a questionnaire, direct observation tables and an interview with the cooperating pedagogical supervisor. The results obtained have revealed possible the learning of advanced violinistic techniques in early years and that the "Challenges for Brave Violinists" assumed a motivating, captivating and challenging role for the four participants.

Description

Keywords

Técnicas violinísticas avançadas Educação lúdica Iniciação de violino Classe de conjunto Advanced violin techniques Ludic education Violin initiation Ensemble class

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue