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Abstract(s)
In this thesis I argue that P.G. Wodehouse’s Jeeves saga is deeply embedded in a comedic tradition that uses humour in order to assuage the distress caused by a fundamental incongruity in human life: the difference between our desires of perfection and unity and what is often a stark reality. By adopting a perspective in line with Frye (1973), Goodman (1978) and Iser’s (1990) views on the relation between literature and life, I argue that a contextualised reading of the Jeeves saga is valuable, but only insofar as it provides a reading that, in line with Brooks (1994), prioritises its poetics and how it ultimately engenders meaning. I thus begin with a contextual analysis that is solely focused on establishing the mimetic aspects and sources of Wodehouse’s style, proceed to an analysis of humour and comedy, and then perform a close-reading of a representative selection of his stories and novels that bears out my argument. Ultimately, I argue that the Jeeves saga adopts a comic perspective on life, creating the good cheer and detachment that allows temporary respite from existential suffering and the pressures of convention, and thus an ability to derive greater pleasure from life, one which in no way consigns its readers to nihilistic complacency.
O argumento principal desta tese prende-se com o facto da saga Jeeves de P.G. Wodehouse estar inserida numa tradição cómica que utiliza o humor para suavizar a angústia causada por uma incongruência inerente à existência humana: a diferença entre os nossos desejos de perfeição e união e o que é amiúde uma realidade decepcionante. Adoptando uma perspetiva em linha com Frye (1973), Goodman (1978) e Iser (19990) a propósito da relação entre a literatura e a vida, sugiro que uma leitura contextualizada da saga Jeeves é valiosa, mas apenas enquanto, na esteira de Brooks (1994), priorize a poética das obras e a forma como estas criam sentido. Começo então por uma análise contextual focada apenas em estabelecer os aspectos miméticos e as origens do estilo de Wodehouse, procedendo depois a uma análise dos conceitos de humor e comédia, subsequentemente passando a uma close-reading de uma seleção representativa dos seus romances e contos que vem ilustrar o meu argumento. Para terminar, defendo que a saga Jeeves adopta uma perspectiva cómica sobre a vida, levando à boa disposição e ao desapego conducentes ao alívio temporário tanto de uma angústia existencial como das pressões da convencionalidade, e consequentemente a uma capacidade de derivar mais prazer da vida, capacidade esta que de forma alguma relega os seu leitores à complacência e ao niilismo.
O argumento principal desta tese prende-se com o facto da saga Jeeves de P.G. Wodehouse estar inserida numa tradição cómica que utiliza o humor para suavizar a angústia causada por uma incongruência inerente à existência humana: a diferença entre os nossos desejos de perfeição e união e o que é amiúde uma realidade decepcionante. Adoptando uma perspetiva em linha com Frye (1973), Goodman (1978) e Iser (19990) a propósito da relação entre a literatura e a vida, sugiro que uma leitura contextualizada da saga Jeeves é valiosa, mas apenas enquanto, na esteira de Brooks (1994), priorize a poética das obras e a forma como estas criam sentido. Começo então por uma análise contextual focada apenas em estabelecer os aspectos miméticos e as origens do estilo de Wodehouse, procedendo depois a uma análise dos conceitos de humor e comédia, subsequentemente passando a uma close-reading de uma seleção representativa dos seus romances e contos que vem ilustrar o meu argumento. Para terminar, defendo que a saga Jeeves adopta uma perspectiva cómica sobre a vida, levando à boa disposição e ao desapego conducentes ao alívio temporário tanto de uma angústia existencial como das pressões da convencionalidade, e consequentemente a uma capacidade de derivar mais prazer da vida, capacidade esta que de forma alguma relega os seu leitores à complacência e ao niilismo.
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Humour Comedy Wodehouse Jeeves Incongruity Existentialism Cliché Humor Comédia Incongruência Existencialismo
Pedagogical Context
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