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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The use of eco-labels is considered as an extremely effective marketing tool in
communication a product’s environmentally friendly and socially desirable characteristics.
For consumes, it is a clear source of information.
This study aims to investigate the relationship between the presence of an eco-label and
consumer green purchase intention. Specifically, the use of an eco-label on sportswear was
investigated.
The Theory of Planned Behavior was applied in order to understand what drives purchase
intention. Furthermore, it was assumed that environmental concern and price sensitivity could
be the factor that effects the green purchase intention to buy eco-labeled sportswear.
A total of N = 144 individuals participated in a between-subject online experimental survey.
The main findings were that an eco-label influences green purchase intention positively via
attitude and subjective norm. In addition, price sensitivity directly impacted the purchase
intention of consumers. There was no significant evidence of differences between the direct
effect of eco-labeled sportswear and non-eco-labeled sportswear.
This study would be helpful for all managers of eco-label brands to gain insights in a way to
increase consumers purchase intention and target the right consumers.
A utilização de rótulos ecológicos é considerada como um instrumento de marketing extremamente eficaz na comunicação das características ecológicas e socialmente desejáveis de um produto. Para os consumidores, é uma clara fonte de informação. Este estudo visa investigar a relação entre a presença de um rótulo ecológico e a intenção de compra verde do consumidor. Especificamente, foi investigada a utilização de um rótulo ecológico em vestuário desportivo. A Teoria do Comportamento Planeado foi aplicada a fim de compreender o que impulsiona a intenção de compra. Além disso, presumiu-se que a preocupação ambiental e a sensibilidade ao preço poderiam ser o factor que afecta a intenção de compra ecológica de vestuário de desporto com rótulo ecológico. Um total de N = 144 indivíduos participou num inquérito experimental em linha entre sujeitos. As principais conclusões foram que um rótulo ecológico influencia positivamente a intenção de compra verde através da atitude e norma subjectiva. Além disso, a sensibilidade ao preço influenciou directamente a intenção de compra dos consumidores. Não houve provas significativas de diferenças entre o efeito directo do vestuário desportivo com rótulo ecológico e o vestuário desportivo sem rótulo ecológico. Este estudo seria útil para todos os gestores de marcas com rótulo ecológico para obterem conhecimentos de forma a aumentar a intenção de compra dos consumidores e visar os consumidores certos.
A utilização de rótulos ecológicos é considerada como um instrumento de marketing extremamente eficaz na comunicação das características ecológicas e socialmente desejáveis de um produto. Para os consumidores, é uma clara fonte de informação. Este estudo visa investigar a relação entre a presença de um rótulo ecológico e a intenção de compra verde do consumidor. Especificamente, foi investigada a utilização de um rótulo ecológico em vestuário desportivo. A Teoria do Comportamento Planeado foi aplicada a fim de compreender o que impulsiona a intenção de compra. Além disso, presumiu-se que a preocupação ambiental e a sensibilidade ao preço poderiam ser o factor que afecta a intenção de compra ecológica de vestuário de desporto com rótulo ecológico. Um total de N = 144 indivíduos participou num inquérito experimental em linha entre sujeitos. As principais conclusões foram que um rótulo ecológico influencia positivamente a intenção de compra verde através da atitude e norma subjectiva. Além disso, a sensibilidade ao preço influenciou directamente a intenção de compra dos consumidores. Não houve provas significativas de diferenças entre o efeito directo do vestuário desportivo com rótulo ecológico e o vestuário desportivo sem rótulo ecológico. Este estudo seria útil para todos os gestores de marcas com rótulo ecológico para obterem conhecimentos de forma a aumentar a intenção de compra dos consumidores e visar os consumidores certos.
Description
Keywords
Eco-labels Purchase intention Theory of Planned Behavior Price sensitivity Environmental concern Rótulos ecológicos Intenção de compra Teoria de Planned Behavior Sensibilidade dos preços Preocupação ambiental