Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.9 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As Corporate Social Responsibility (CSR) gains momentum, for-profit organizations are
becoming aware of the need to incorporate a social and environmental purpose on business
model, engaging in hybridization processes alongside supporting the Sustainable Development
Goals (SDGs). The aim of this study is to present a model that allows companies to introduce
CSR with a focus on four distinct targets and then connect CSR dimensions and
implementations with the SDGs, supporting them.
Mundotêxtil (MT) is a 47-year-old family-owned company and a global reference in the
production of terry towels. On the past years, the company has engaged in a hybridization
process by changing its purpose to focus on the well-being of future generations, including CSR
practices in its business model.
The case study shows how the process was started, why they engaged in it, and the strategy
they adopted. A re-focus has taken place, their goal is now sustainability and responsibility
alongside growth. The analysis focuses on this process and the implementation of CSR,
enabling CSR to become part of the company's mission and to be supported by the SDGs.
The dissertation provides insights into hybridizing CSR targets: first, it is important to identify
the drivers that lead to CSR implementation. Then, it is critical to define the four targets that
companies should focus on to root it. Finally, with the support of the SDGs, companies root
CSR in their business model.
Com o aumento da popularidade da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), as empresas têm reconhecido a necessidade de incorporar propósitos sociais e ambientais no seus modelos de negócio, entrando em processos de hibridização juntamente apoiando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo deste estudo é apresentar um modelo que permite às empresas introduzir RSC com foco no quatro distintos objetivos e posteriormente interligar as dimensões e implementações dos mesmos com os ODS, dando-lhes suporte. A Mundotêxtil (MT) é uma empresa de família com 47 anos que é uma referência global na produção de toalhas de felpo. Nos últimos anos a empresa entrou num processo de hibridização alterando o seu propósito e focando-se no bem estar das gerações futuras, incluindo práticas de RSC no seu modelo de negócio. O caso de estudo mostra como é que o processo começou, porque que entraram nele e ainda a estratégia adotada. Fizeram uma mudança no sei foco, o seu objetivo é agora substancialidade e responsabilidade social juntamente com crescimento. A análise foca-se no processo e na implementação de RSC, permitindo que RSC se torne parte da missão da empresa suportada pelos ODS. A dissertação fornece insights nos objetivos RSC da hibridização: primeiro, é importante definir os condutores que levaram à implementação de RSC. Depois, é crítico definir os quatro objetivos que as empresas devem focar para os enraizar. Finalmente, com suporte dos ODS, as empresas enraízam RSC no seu modelo de negócio.
Com o aumento da popularidade da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), as empresas têm reconhecido a necessidade de incorporar propósitos sociais e ambientais no seus modelos de negócio, entrando em processos de hibridização juntamente apoiando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo deste estudo é apresentar um modelo que permite às empresas introduzir RSC com foco no quatro distintos objetivos e posteriormente interligar as dimensões e implementações dos mesmos com os ODS, dando-lhes suporte. A Mundotêxtil (MT) é uma empresa de família com 47 anos que é uma referência global na produção de toalhas de felpo. Nos últimos anos a empresa entrou num processo de hibridização alterando o seu propósito e focando-se no bem estar das gerações futuras, incluindo práticas de RSC no seu modelo de negócio. O caso de estudo mostra como é que o processo começou, porque que entraram nele e ainda a estratégia adotada. Fizeram uma mudança no sei foco, o seu objetivo é agora substancialidade e responsabilidade social juntamente com crescimento. A análise foca-se no processo e na implementação de RSC, permitindo que RSC se torne parte da missão da empresa suportada pelos ODS. A dissertação fornece insights nos objetivos RSC da hibridização: primeiro, é importante definir os condutores que levaram à implementação de RSC. Depois, é crítico definir os quatro objetivos que as empresas devem focar para os enraizar. Finalmente, com suporte dos ODS, as empresas enraízam RSC no seu modelo de negócio.
Description
Keywords
Hybrid organization Hybridization process Corporate Social Responsibility Sustainable development goals MundoTêxtil Organização híbrida Processo de hibridização Responsabilidade Social Corporativa Objetivos de desenvolvimento sustentável