Repository logo
 
Publication

Conservação das Casas Gandaresas : inventariação da cor das fachadas e metodologia de levantamento cromático

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Eduarda Maria Martins Moreira da Silva
dc.contributor.advisorCosta, Alice Tavares
dc.contributor.advisorMendes, Nuno Filipe Camarneiro
dc.contributor.authorBarreira, Inês Domingues
dc.date.accessioned2022-07-14T14:40:41Z
dc.date.available2022-07-14T14:40:41Z
dc.date.issued2022-05-18
dc.date.submitted2022-03
dc.description.abstractA caiação a cor (ou pintura a cal) foi a técnica mais utilizada no revestimento das casas da região da Gândara até ao séc. XX, quando surgiram as tintas pré-fabricadas de base polimérica. A Casa Gandaresa encontra-se, continuadamente, sujeita a intervenções que, sem fundamento e conhecimento do objeto patrimonial, levam à descaracterização deste bem cultural, pelo que se torna decisivo investir na preservação deste património imaterial e material. Neste contexto foi criado, recentemente, o projeto Gândara TourSensations, coordenado pela Universidade de Aveiro, que envolve os três municípios da região da Gândara (Mira, Cantanhede e Vagos), investindo na difusão da quantificação/inventariação e caracterização da arquitetura das Casas Gandaresas. Este projeto foi tido como ponto de partida para o estudo da cor da fachada da Casa Gandaresa, abordado neste trabalho que poderá, também, apresentar-se como um contributo para que futuras intervenções respeitem os materiais e as técnicas antigas, preservando, assim, o seu valor cultural e patrimonial. Do ponto de vista da Conservação e Restauro, foi elaborada uma proposta de metodologia de levantamento cromático, in situ, seguida da organização de dados sobre a cor da fachada da Casa Gandaresa, objetivo principal da presente dissertação. Para o efeito, procedeu-se ao levantamento de campo das técnicas tradicionais e pigmentos utilizados na pintura de cal, através de entrevistas junto da população da região, ao levantamento fotográfico das casas, nos concelhos de Vagos, Mira e Cantanhede e, posteriormente, à seleção e registo gráfico, de 10 casas representativas, assumindo este um especial contributo para uma caracterização detalhada da distribuição das cores das fachadas. Recorreu-se ao uso da técnica de análise Espectroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), para identificação dos pigmentos em amostras recolhidas nos concelhos de Vagos e Cantanhede. Com base no levantamento executado depreende-se a importância que a cor alcançou nos acabamentos tradicionais e concluiu-se que as cores predominantes da pintura de cal (cor base) na região são os tons azuis, ocres amarelos e vermelhos, apresentando diferentes combinações com os elementos decorativos do conjunto (caixilharias, embasamento, frisos, pilastras, cunhais, cornijas/cimalhas).pt_PT
dc.description.abstractColor whitewash (or lime painting) was the most used technique for covering houses in the Gândara region until the 19th century. XX, when prefabricated polymer-based paints appeared. Casa Gandaresa is continuously subject to interventions that, without foundation and knowledge of the heritage object, lead to the de-characterization of this cultural asset, which is why it is crucial to invest in the preservation of this intangible and material heritage. In this context, the Gândara TourSensations project was recently created, coordinated by the University of Aveiro, which involves the three counties in the Gândara region (Mira, Cantanhede and Vagos), investing in the dissemination of quantification/inventory and characterization of the architecture of Casas Gandaresas. This project was taken as a starting point for the study of the color of the facade of Casa Gandaresa, addressed in this work, which may also present itself as a contribution for future interventions respecting the old materials and techniques, thus preserving the its cultural and heritage value. The main objective of this dissertation and from the point of view of Conservation and Restoration, a proposal for a methodology for chromatic survey, in situ, followed by the organization of data on the color of the facade of Casa Gandaresa. For this purpose, a field survey of the traditional techniques and pigments used in lime painting was carried out, through interviews with the population of the region, the photographic survey of the houses, in the counties of Vagos, Mira and Cantanhede and, later, the selection and graphic recording, of 10 representative houses, making this a special contribution to a detailed characterization of the color distribution of the facades. Fourier Transform Infrared Spectroscopy (FTIR) was used to identify the pigments in samples collected in the counties of Vagos and Cantanhede. Based on the survey carried out, the importance that color has reached in traditional finishes can be inferred and it was concluded that the predominant colors of lime paint (base color) in the region are blue tones, yellow ochres and red, presenting different combinations with the decorative elements of the set (framework, basement, friezes, pilasters, corners, cornices/ceilings).pt_PT
dc.identifier.tid203035640pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/38201
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCasa Gandaresapt_PT
dc.subjectFachadaspt_PT
dc.subjectArgamassas de calpt_PT
dc.subjectPintura de calpt_PT
dc.subjectPreservaçãopt_PT
dc.subjectFacadespt_PT
dc.subjectLime mortarspt_PT
dc.subjectLime paintpt_PT
dc.subjectPreservationpt_PT
dc.titleConservação das Casas Gandaresas : inventariação da cor das fachadas e metodologia de levantamento cromáticopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturaispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203035640.pdf
Size:
52.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: