Repository logo
 
Publication

Um "olhar" sobre o Autismo de Y

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPonte, Filomena Ermida Figueiredo Branco da
dc.contributor.authorFernandes, Maria José Vaz Machado
dc.date.accessioned2019-05-10T10:04:44Z
dc.date.issued2019-04-29
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO meu estudo incidiu sobre a temática do autismo e a comprovação da existência de um modelo de intervenção educativa. O «ponto de partida» é uma abordagem genérica e ampla da política de inclusão que se tem vindo a construir na sociedade. Tanto ao nível de organizações e entidades internacionais, como nacionais. Com efeito, ao longo dos anos tem vindo a ser percorrido um caminho que acautela e salvaguarda direitos de pessoas com deficiência em ordem à garantia de uma vida com a dignidade que a sua condição humana exige numa sociedade que se diz evoluída. São muitos e importantes os instrumentos legais existentes que pretendem assegurar esses direitos. Mas a par deles, é igualmente importante a forma como a sociedade aceita, acolhe e vive com as pessoas com deficiência. Neste contexto, este trabalho foca o caso de um menino autista, com síndrome de Asperger. Y, como o identificamos, é um menino com quem tive e continuo a ter a oportunidade de trabalhar. Essa experiência tem sido de descoberta e aprendizagem contínuas. Ao conhecer o «mundo de Y», descubro, muitas vezes, a simplicidade e a beleza da vida nas palavras e atitudes de uma criança, ainda que com necessidades educativas especiais. Uma criança que um dia será adulta e que precisa de ajuda em ordem à sua inclusão tão plena quanto possível. É gratificante acompanhar os progressos de Y e saber como está integrada na sua escola, aceite pelos pares e muito apoiado pela família. No resultado desta experiência, fica a certeza da importância de se aprofundar cada vez mais um sistema de ensino público capaz de corresponder às necessidades das pessoas com deficiência e, consequentemente, das suas famílias.pt_PT
dc.description.abstractMy study focused on the autism thematic and on the verification of the existence of an educational intervention model. The «starting point» is a generic and broad approach of the inclusion polity that has been built within the society. Both at the level of organizations and international entities and national ones. In fact, over the years, a path has been made to prevent and safeguard the rights of persons with disabilities, in order to guarantee a life with the dignity that their human conditions demands in a society that claims to be evolved. There are many and important legal instruments that seek and exist to ensure these rights. But along with them is equally important the way that the society accepts, welcomes and lives with people with disabilities. In this context, this work focuses on that case of an autistic boy, with Asperger syndrome. Y, as we identify him, is a boy with who I had and continue to be having the opportunity to work with. This experience has been of continuous discovery and learning. By knowing «Y world», I discover, many times, the simplicity and beauty of life in the words and attitudes of a child, even with the special educational needs. A child that, one day, will be grown up and who needs help in order to make his inclusion as full as possible. It’s gratifying to see Y progresso and know that he is integrated in the school, accepted by the parents e very supported by his family. As a result of this experience, remains the confidence of the importance to deepen increasingly a system of public teaching that i sable to correspond to the needs of the people with disablities, and, consequently, of their families.pt_PT
dc.identifier.tid202242838pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/27601
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAutismo (Síndrome de Asperger)pt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectAutism (Asperger's Syndrome)pt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectSpecial educational needpt_PT
dc.titleUm "olhar" sobre o Autismo de Ypt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Atividade Profissional_Maria José Fernandes.pdf
Size:
6.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: