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Relatório de estágio

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Este documento foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. A Criança, pelas suas características, tem diferentes necessidades de cuidados de enfermagem consoante a sua condição de saúde seja saudável ou doente, o seu estádio de desenvolvimento e cultura. Perspetiva-se desta forma que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e Mestre em Enfermagem detenha conhecimento aprofundado e atualizado sobre o seu crescimento, desenvolvimento e processo de saúde-doença, habilidades que possibilitem integrar técnicas diferenciadoras na sua prática clínica e simultaneamente assegurem o pensamento crítico e reflexivo e competências para uma prestação de cuidados holísticos, centrados no binómio criança e família com respeito pelas suas necessidades e desejos, sensíveis a hábitos e rotinas, numa efetiva parceria de cuidados. Este relatório pretende sistematizar as aprendizagens e experiências, descrevendo de forma crítica, reflexiva e fundamentada na evidência científica mais atual, as atividades que ao longo deste percurso formativo permitiram dar resposta aos objetivos delineados e conduziram ao desenvolvimento de um nível avançado de competências em enfermagem previstas no plano de estudos do Curso. Desenvolve-se assim em torno da assistência à criança, jovem e família na maximização da sua saúde, integrando o cuidar da criança, jovem e família nas situações de especial complexidade e a prestação de cuidados específicos em resposta às necessidades do ciclo de vida e desenvolvimento da criança e jovem. Porém, face aos desafios decorrentes da atual situação de saúde das crianças, fruto do aumento da morbilidade, da doença crónica complexa e do maior risco de atraso do desenvolvimento, este relatório enfatiza a comunicação, a parceria de cuidados e a adaptação da criança, jovem e família à doença crónica. Este documento espelha o aprofundar de competências especializadas resultantes da harmonia entre a experiência profissional e pessoal, as práticas de cuidados adotadas no estágio e o conhecimento adquirido na academia envolto na atual evidência científica, mostrando a inter-relação da Enfermagem como Profissão e Disciplina Científica.
This document was drawn up within the scope of the Course Unit of Final Internship and Report, for the Master’s Degree in Nursing, specializing in Paediatric and Child Health Nursing, in the Institute of Science and Health, of the Universidade Católica Portuguesa. Children, considering their characteristics, have different nursing care needs, in accordance with their health condition, be it healthy or ill, their stage of development and their culture. Hence, it is expected that the Specialist Nurse in Paediatric and Child Health Nursing, with a Master’s Degree in Nursing, retains profound updated knowledge about their growth, development and health-sickness process, skills which make it possible to integrate differentiated techniques into their daily practice, simultaneously guaranteeing critical and reflective thinking, and qualifications to provide holistic care, centred around the combination child/family, considering their needs and desires, showing sensitivity towards habits and routines, in an efficient care partnership. This report aims to organize the learning and experiences achieved, describing the activities accomplished throughout this training course, in a critical, reflective way, based on the most recent scientific evidence, thus meeting the outlined objectives, and leading to the development of an advanced level of competence in nursing as foreseen in the Course study programme. It builds up around the assistance to the child, the youth, and the family, maximizing their health, integrating the care for the child, the youth, and the family in situations of specific complexity and the provision of specific care in accordance with the needs of the life cycle and development of the child and the youth. Nevertheless, by facing the challenges derived from the current children health situation, resulting from an increase in morbidity, from complex chronic disorder and from a greater risk of child developmental delay, this report emphasizes the communication, the partnership of care providing, and the adaptation of children, youth, and families to chronic disease. This document discloses the strengthening of specialized competencies resulting from the harmony between professional and personal experience, the care procedures carried out during the internship and the knowledge acquired in the academy sustained by the current scientific evidence, showing the interconnection of Nursing as a Career and a Scientific Subject.

Description

Keywords

Criança Família Enfermagem de saúde infantil e pediátrica Child Family Nursing in paediatrics and infant health care

Pedagogical Context

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