Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O impacto das campanhas de colecionáveis do Pingo Doce e do Lidl no consumo e fidelização das famílias

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Sara Ferreira Miranda.pdf11.05 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A sociedade atual tem, mais do que nunca, uma grande variedade de marcas por onde optar, na escolha de um produto ou serviço. No sentido de se aproximarem dos consumidores, as marcas tiveram que repensar as suas estratégias, e a fidelização tornou-se no seu maior desafio e objetivo, especialmente no setor do retalho. Esta dissertação pretende estudar e comparar o impacto de duas campanhas por parte de duas marcas rivais de retalhistas alimentares – Pingo Doce e LIDL, no consumo das famílias. Em particular, estas campanhas lançadas pelas duas insígnias interagem com os consumidores através de mecanismos de gamification – incluindo objetos para colecionar e aplicações de dispositivos inteligentes para brincar, e são direcionadas para crianças. Considerando as características destas campanhas, pretendemos investigar se foram capazes de influenciar as famílias portuguesas no âmbito da frequência às lojas das insígnias e do volume de compras – tendo igualmente em conta a possível influência as crianças nas compras das famílias e, ultimamente, a sua capacidade de fomentar fidelização a estas marcas. Ao mesmo tempo, considerando a crescente utilização the dispositivos inteligentes, exploramos a utilização das apps incluídas nas campanhas e as motivações das famílias para a adesão a estas iniciativas lançadas pelas duas marcas. Assim, no sentido de investigar este fenómeno, desenvolvemos um case study comparativo, usando o método qualitativo. A metodologia consiste na análise temática de 15 entrevistas semi-estruturadas a famílias que tenham aderido a, pelo menos, uma das campanhas, e inclui uma entrevista exploratória ao Head of Brand do LIDL Portugal. Entre os resultados, foi possível concluir que as famílias foram influenciadas no âmbito da frequência às lojas e do volume de compras efetuado nas duas retalhistas durante o período de vigência das campanhas. Embora estas iniciativas tenham, de um modo geral, influenciado o seu comportamento de consumo, a lealdade atitudinal não foi alcançada, tendo em conta que as famílias optaram por retomar os hábitos de compra que tinham anteriormente às campanhas.
Today’s society has more brands to choose from than ever. To get closer to consumers, brands had to rethink their strategies and customer’s loyalty has been the biggest challenge and goal, especially in the retail sector. This dissertation intends to study and compare the impact of two campaigns from two rival grocery retailers – Pingo Doce and LIDL, in family’s consumption. In particular, these grocery retailers’ campaigns engage with customers through gamification mechanics – with objects to collect and apps to play with, that are targeted to children. Regarding the characteristics of these campaigns, we aim to investigate if they were able to influence Portuguese families on their store frequency and purchase volume - having in mind the possible influence of children on families’ purchases -, and ultimately, their loyalty towards these brands. At the same time, considering the growing usage of smart devices, we explore the usage of the apps included in these campaigns and the motivations to join these initiatives launched by the two brands. Therefore, we developed a comparative case study in order to investigate this phenomenon, through qualitative methods. The methodology consists in a thematic analysis of 15 semi-structured interviews with Portuguese families that adhered to, at least, one of the campaigns and includes an exploratory interview to the Head of Brand of LIDL Portugal. Amongst the results, we were able to conclude that the families were influenced by these campaigns in terms of store frequency and purchase volume towards Pingo Doce and/or LIDL. Although these initiatives generally influenced the purchase behaviour of the interviewed families, the attitudinal loyalty was not achieved, since the most shared pattern was that families decided to maintain their pre-campaigns behaviour towards grocery retailers.

Description

Keywords

Gamification Colecionismo Marketing infantil Consumo Lealdade Retalho Collecting Kids marketing Consumption Loyalty Retail

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue