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Transição para a adolescência e idade adulta em famílias com um filho com trissomia 21

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Abstract(s)

Desenvolvemos um estudo exploratório e qualitativo, centrado no problema da transição para a adolescência nas famílias com um filho com Trissomia 21 nesta etapa e na passagem à vida adulta, justificando-se esta opção pela escassez de estudos neste âmbito e a necessidade de uma óptica nova mas consistente, um gatilho para desenvolvimentos sucedâneos sobre a temática apresentada. Nas pesquisas existentes tem-se relatado com frequência representações pobres por parte de alguns pais sobre o processo de autonomização e alcance de um projecto de vida próprio da adultícia dos filhos jovens com T21, e a persistência de défices sociais nestes jovens. Estudámos as referidas transições tendo em consideração tais aspectos e a partir sobretudo do Modelo Relacional Simbólico. Procurámos responder aos seguintes objectivos: compreender as relações familiares no decurso das referidas transições, reflectir sobre tarefas desenvolvimentais envolvidas, e, por fim, atingir uma imagem especular da generatividade familiar. Recorremos ao método fenomenológico no âmbito da investigação em Psicologia, e como instrumento utilizámos a Entrevista Clínica Geracional (Cigoli & Tamanza, 2009; Raguso, Facchin, Molgora & Gonçalves, in Cigoli & Gennari, 2010), aplicada aos três casais e que nos permitiu aceder a informações sobre as origens, legado generativo da família, aspectos relacionais e passagem geracional. Realizamos uma análise de conteúdo na senda das intuições e asserções de Laurence Bardin (1979). Verifica-se uma atitude de super-envolvência familiar e hiper-protecção parental em relação aos jovens com T21, uma dificuldade nos processos de diferenciação familiar e desvinculação relativa, bem como na individuação, e uma incapacidade familiar de planear e nutrir imagens concretas sobre o futuro, dificultando assim o alcance de plena vida adulta por parte do jovem com T21 e coarctando-se possibilidades generativas familiares.
We developed an exploratory qualitative study, focused on the transition problem for adolescence in families with a child with Trisomy 21 at this stage and the passage to adulthood, justifying this choice by the lack of studies in this area, and the need for an optical new but consistent, a trigger for succession of developments on the theme presented. In the existing research has been reported with poor frequency representations by some parents about the process of empowerment and scope of draft adulthood's own life of young children with T21, and the persistence of social deficits in these young people. We studied these transitions taking into account such aspects and especially from the Relational Symbolic Model. We sought to meet the following objectives: to understand family relationships in the course of these transitions, reflect on developmental tasks involved, and finally reach a mirror image of the family generativity. We used the phenomenological method in research in psychology, and as an instrument used the Generational Clinic Interview (Cigoli & Tamanza, 2009; Dubrovnik, Facchin, Molgora & Gonçalves, in Cigoli & Gennari, 2010), applied to three couples and that allowed us to access information about the origins, generative family legacy, relational aspects and generational passage. We conducted a content analysis on the path of intuitions and assertions of Laurence Bardin (1979). There is a family super surroundings attitude and parental over-protection for young people with T21, a difficulty in family processes of differentiation and relative decoupling, as well as individuation, and a family inability to plan and nurture concrete images on future, thus making it difficult to reach full adulthood by the youth with T21 and curtailing be familiar generative possibilities.

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Keywords

Trissomia 21 Família Transição para a adolescência Generatividade Trisomy 21 Family Transition to adolescence Generativity

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