Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A relação entre o perfil comunicacional dos treinadores e a autoconfiança dos atletas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203348575.pdf554.2 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A comunicação do treinador é frequentemente referida como uma das principais fontes de autoconfiança de um atleta. No entanto, é um fenómeno ainda pouco estudado com adultos (Weight et al., 2020), especialmente utilizando o método quantitativo. Assim, o presente estudo teve como objetivo principal estudar a relação entre o perfil comunicacional dos treinadores e os níveis de confiança no desporto dos seus atletas, comunicação esta avaliada através do Sistema de Avaliação de Comportamentos de Comunicação (SACC; Gomes et al., 2020). A amostra foi constituída por uma equipa de hóquei em patins de nível sénior e o seu treinador. Foram gravados seis jogos, sendo a comunicação verbal do treinador codificada através de uma grelha de observação. No final de cada jogo, os atletas avaliavam também esta comunicação do treinador e a sua autoconfiança, através de medidas de autorrelato. O treinador apresentou predominantemente comportamentos comunicacionais positivos. Os comportamentos comunicacionais exibidos pelo treinador medidos através da grelha de codificação não predisseram a autoconfiança dos atletas. Não obstante, a avaliação que os atletas fizeram dessa comunicação é preditor da sua autoconfiança: quanto mais percecionam que o treinador exibe comportamentos reativos (positivos e negativos), maior a sua autoconfiança.
A coach’s communication is often referred to as one of the main sources of a players’ self-confidence. However, it is still a phenomenon with little research on adults (Weight et al., 2020). Thus, the present study had as its main goal to study the relationship between a coach’s communicational profile and the confidence levels of their athletes, evaluating that communication through the Communication Behaviors Evaluation System (CBES; Gomes et al., 2020). The sample included a team of adult roller-skating hockey players and their coach. Six games were recorded, as the coach’s verbal communication was coded using an observation grid. At the end of each game, athletes would also evaluate coach’s and their confidence levels, through self-report measures. The coach predominantly displayed positive communication behaviors. However, communication behaviors measured using the observation grid did not predict players’ self-confidence. Nevertheless, the evaluation players made of that communication was a predictor of their self-confidence: the more they perceive the coach to display reactive behaviors (both positive and negative), the higher their self-confidence.

Description

Keywords

Psicologia Desporto Comunicação Avaliação Psychology Sports Communication Evaluation

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue