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Abstract(s)
In the last decade, new retail approaches have arisen and companies have enlarged their shopping channel portfolio. The variety ranges from solely a website to a huge diversified offer including e.g. store, catalog, website, and app, to fulfill the needs of potential customer and keep pace with their competitors. As consumers become more accustomed to using several channels due to the numerous opportunities they can select from, and companies have to invest high amounts into their channel management, an increasing importance can be attributed to the comprehension of the channel number impact. This dissertation investigates the shopping channel offer influence on brand perception in connection with different generations, channel attitudes, shopping orientations and product involvement in an appealing branch. The results indicate a general preference for higher channel quantity, based on a higher channel offer leading to higher brand perception. High product involvement increases the need for more channels. Furthermore, divergences occur in shopping orientation and channel attitudes by comparing different generations. Brand perception is also directly impacted by the different generations and high involvement products. Therefore, retailers need to offer consumers an adequate number of channels, especially in a high involvement industry, and target the generations properly by taking their own shopping orientations and channel attitudes into account.
Na última década, surgiram novas abordagens de retalho e as empresas diversificaram o portefólio de canais de compras. A variedade varia entre um único website a uma vasta oferta diversificada, p.e. loja, catálogo, website e aplicação, para atender às necessidades dos potenciais clientes e acompanhar a concorrência. À medida que os consumidores se acostumam a utilizar vários canais, devido às inúmeras oportunidades à sua disposição, e as empresas precisam de elevados investimentos na gestão dos seus canais, a compreensão do impacto do número de canais assume uma importância cada vez maior. Esta dissertação investiga a influência da oferta de canais de vendas na perceção de marcas relativamente às diferentes gerações, atitudes em relação ao canal, orientações de compra e envolvimento do produto num ramo apelativo. Os resultados indicam uma preferência geral por uma maior quantidade de canais, já que uma elevada oferta de canais leva a maior perceção da marca. O elevado envolvimento do produto aumenta a necessidade em possuir mais canais. Além disso, as divergências ocorrem na orientação de compra e atitudes relativamente ao canal ao comparar diferentes gerações. A perceção de marca sofre igualmente o impacto direto das diferentes gerações e elevado envolvimento dos produtos. Assim, os retalhistas precisam de oferecer aos consumidores um elevado número de canais, particularmente numa indústria de elevado envolvimento, e visar adequadamente as gerações, tendo em conta as suas próprias orientações de compra e atitudes relativamente ao canal.
Na última década, surgiram novas abordagens de retalho e as empresas diversificaram o portefólio de canais de compras. A variedade varia entre um único website a uma vasta oferta diversificada, p.e. loja, catálogo, website e aplicação, para atender às necessidades dos potenciais clientes e acompanhar a concorrência. À medida que os consumidores se acostumam a utilizar vários canais, devido às inúmeras oportunidades à sua disposição, e as empresas precisam de elevados investimentos na gestão dos seus canais, a compreensão do impacto do número de canais assume uma importância cada vez maior. Esta dissertação investiga a influência da oferta de canais de vendas na perceção de marcas relativamente às diferentes gerações, atitudes em relação ao canal, orientações de compra e envolvimento do produto num ramo apelativo. Os resultados indicam uma preferência geral por uma maior quantidade de canais, já que uma elevada oferta de canais leva a maior perceção da marca. O elevado envolvimento do produto aumenta a necessidade em possuir mais canais. Além disso, as divergências ocorrem na orientação de compra e atitudes relativamente ao canal ao comparar diferentes gerações. A perceção de marca sofre igualmente o impacto direto das diferentes gerações e elevado envolvimento dos produtos. Assim, os retalhistas precisam de oferecer aos consumidores um elevado número de canais, particularmente numa indústria de elevado envolvimento, e visar adequadamente as gerações, tendo em conta as suas próprias orientações de compra e atitudes relativamente ao canal.
Description
Keywords
Shopping channel Brand perception Generations Channel attitude Shopping orientation Product involvement Clothing Retailing Canal de compras Perceção de marca Gerações Atitude relativamente ao canal Orientação de compra Envolvimento do produto Vestuário Retalho
