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Impacto da gestão de operações na promoção de uma consciência sustentável entre os consumidores : caso do retalho alimentar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorJulião, Jorge Manuel Soares
dc.contributor.authorMarques, Andreia Isabel Aparício
dc.date.accessioned2025-02-20T17:09:21Z
dc.date.available2025-02-20T17:09:21Z
dc.date.issued2024-10-28
dc.date.submitted2024-05
dc.description.abstractDevido ao seu domínio e influência nas cadeias de abastecimento no que diz respeito a: design de produto, produção, logística e outras operações; o setor do retalho está estrategicamente bem posicionado para controlar e reduzir os seus impactos negativos no ambiente (Shewmake et al., 2020). No entanto, a dificuldade em perceber que operações e estratégias impactam, de facto, o consumidor motiva a realização deste estudo. Neste contexto, o presente trabalho pretende verificar como é que a gestão de operações pode promover uma consciência sustentável que leva os consumidores a adotar comportamentos mais responsáveis, enquanto amplia a visibilidade dos produtos sustentáveis. Paralelamente, visa-se compreender quais as motivações e barreiras à compra dos mesmos. Deste modo, após o enquadramento literário adequado, que fornece insights essenciais para o desenvolvimento desta pesquisa, inicia-se o estudo referido que segue uma metodologia qualitativa suportada por entrevistas com base nas opiniões e experiências dos consumidores. Com efeito, verifica-se um alinhamento das opiniões dos consumidores sobre as operações e estratégias com mais impacto com as suas motivações e barreiras à sustentabilidade. O preço é um fator bastante decisivo e determinante no comportamento de compra do consumidor e as estratégias que visam a sua redução têm sucesso nos dois tipos de consumidores segmentados da seguinte forma: “compra produtos sustentáveis” e “não compra produtos sustentáveis”. Simultaneamente, os consumidores realçam a importância e o impacto da comunicação na promoção de uma consciência sustentável.pt_PT
dc.description.abstractDue to its dominance and influence in supply chains regarding product design, production, logistics and other operations; the food retail sector is strategically well-placed to control and reduce its negative impacts on the environment (Shewmake et al., 2020). However, the difficulty in understanding which operations and strategies impact the consumer motivates this study. In this context, this study aims to see how operations management can promote sustainable awareness that leads consumers to adopt more responsible behaviors while increasing the visibility of sustainable products. At the same time, it aims to understand the motivations and barriers to buying them. Thus, after the appropriate literary framework, which provides essential insights for the development of this research, the aforementioned study begins, which follows a qualitative methodology supported by interviews based on the consumer's opinions and experiences. In fact, consumers' opinions on the operations and strategies with the most impact are aligned with their motivations and barriers to sustainability. Price is a very decisive factor in consumer purchasing behavior and strategies aimed at reducing it are successful for the two types of consumers segmented as follows: "buys sustainable products" and "does not buy sustainable products". At the same time, consumers highlight the importance and impact of communication in promoting sustainable awareness.pt_PT
dc.identifier.tid203885767pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/48210
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestão de operaçõespt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectRetalho alimentarpt_PT
dc.subjectLojas de retalhopt_PT
dc.subjectEstratégias sustentáveispt_PT
dc.subjectConsciência sustentávelpt_PT
dc.subjectComportamento de comprapt_PT
dc.subjectOperations managementpt_PT
dc.subjectSustainabilitypt_PT
dc.subjectFood retailpt_PT
dc.subjectRetail storespt_PT
dc.subjectSustainable strategiespt_PT
dc.subjectSustainable awarenesspt_PT
dc.subjectPurchasing behaviorpt_PT
dc.titleImpacto da gestão de operações na promoção de uma consciência sustentável entre os consumidores : caso do retalho alimentarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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