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Cine-phármakon: articulação entre um modelo técnico e um modelo de individuação
dc.contributor.author | Natálio, Carlos | |
dc.date.accessioned | 2025-02-26T12:10:24Z | |
dc.date.available | 2025-02-26T12:10:24Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | O cinema como forma histórica de captação da imagem em movimento foi sedimentando, primeiro com objetivo técnico e depois como forma expressiva, uma certa dimensão de articular/ligar o tempo. Paralelamente, o cinemático está inscrito na vida, este tido como uma “grande obra” em movimento, no interior do qual se sucede uma certa ordenação temporal das nossas ações. Nesta comunicação o que pretendemos é pôr em evidência a necessidade de pensar em conjunto, salientando a relação entre estas duas lógicas distintas do cinemático: uma de dimensão técnica e evolutiva e outra cuja dinâmica é recorrente e persistente, ligada à dimensão do vivo e sua individuação. Para salientar essa relação - tão necessária ante sistemas sociais e produtivos que procuram desfragmentar esta ideia de articulação positiva do tempo – lançaremos mão do trabalho sobre a natureza “cinemática” do conceito de phármakon (conforme trabalhado por Jacques Derrida a partir de Platão) e também da dinâmica – também ela cinemática, defendemos –, da noção de individuação teorizada a partir de Gilbert Simondon. Defende-se que um pensamento conjunto entre a técnico composicional do cinemático – que se mantém num panorama de pós-cinema – e uma lógica compositiva de movimento da individuação como forma de reclamar uma gestão temporal e farmacologicamente positiva da nossa existência, recentram a importância do cinema e seus instrumentos, quer a nível pedagógico, quer a nível existencial. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789895436569 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/48314 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Associação de Investigadores da Imagem em Movimento | pt_PT |
dc.subject | Phármakon | pt_PT |
dc.subject | Individuação | pt_PT |
dc.subject | Cinemático | pt_PT |
dc.subject | Gilbert Simondon | pt_PT |
dc.subject | Técnica | pt_PT |
dc.title | Cine-phármakon: articulação entre um modelo técnico e um modelo de individuação | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 154 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 146 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas XI Encontro Anual AIM | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |