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O impacto da marca Netflix na escolha de conteúdo audiovisual

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBurnay, Catarina do Amaral Dias Duff
dc.contributor.authorBarreiros, Miguel Maria Leal Barona
dc.date.accessioned2024-02-02T09:14:54Z
dc.date.available2024-02-02T09:14:54Z
dc.date.issued2024-01-18
dc.date.submitted2023-10
dc.description.abstractEsta dissertação investiga as preferências de plataforma dos consumidores no sector dos serviços de streaming, com um foco específico na “Netflix”. Através de um inquérito cuidadosamente elaborado com cartazes simulados de plataformas líderes como a “HBO”, a “Netflix” e a “Disney Plus”, o estudo teve como objetivo descobrir os processos de decisão subconscientes dos consumidores através da seleção desses cartazes, num processo dividido em 3 fases, sem qualquer informação descritiva sobre os mesmos. Durante a realização do inquérito 77% dos participantes elegeram a “Netlix” como a sua plataforma preferida, contudo, a fase de avaliação dos cartazes do inquérito revelou um cenário complexo e diversificado onde esta preferência não se manifestou. As escolhas variadas dos participantes desafiaram a noção de lealdade a uma plataforma fixa, mostrando uma compreensão diferenciada das suas preferências. A investigação fornece informações valiosas sobre as seleções dos consumidores, destacando a sua natureza perspicaz e as suas preferências individuais em termos de conteúdos. Este facto desafia os pressupostos tradicionais e realça o papel influente do consumidor moderno na formação do setor do streaming.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation investigates consumers' platform preferences in the streaming services sector, with a specific focus on "Netflix". Through a carefully designed survey with simulated posters of leading platforms such as "HBO", "Netflix" and "Disney Plus", the study aimed to uncover consumers' subconscious decision-making processes through the selection of these posters, in a process divided into 3 phases, without any descriptive information about them. During the survey 77% of participants chose "Netlix" as their preferred platform, however, the evaluation phase of the survey posters revealed a complex and diverse scenario where this preference did not manifest itself. Participants' varied choices challenged the notion of loyalty to a fixed platform, showing a nuanced understanding of their preferences. The research provides valuable information about consumers' selections, highlighting their discerning nature and individual preferences in terms of content. This challenges traditional assumptions and highlights the influential role of the modern consumer in shaping the streaming sector.pt_PT
dc.identifier.tid203476662pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/43820
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectStreamingpt_PT
dc.subjectConsumidorpt_PT
dc.subjectPreferências de streamingpt_PT
dc.subjectPlataformas de streamingpt_PT
dc.subjectConsumerpt_PT
dc.subjectStreaming preferencespt_PT
dc.subjectStreaming platformspt_PT
dc.titleO impacto da marca Netflix na escolha de conteúdo audiovisualpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

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