Repository logo
 
Publication

O Ensino do Jornalismo - Um desafio para as universidades e para os jornalistas

dc.contributor.authorRibeiro, Nelson
dc.date.accessioned2021-05-25T16:39:53Z
dc.date.available2021-05-25T16:39:53Z
dc.date.issued2018-03-01
dc.description.abstractO presente artigo tem por base uma co-municação apresentada na mesa redonda “Ensino e Planos de Estudo”, realizada no decorrer do Congresso “Ensino do Jorna-lismo no Século XXI”, que teve lugar na Universidade de Coimbra em dezembro de 2014. O texto debate a relação dos jornalistas com o ensino do jornalismo, defendendo não ter sido ainda ultrapas-sada a clivagem que, durante diversas décadas, opôs os defensores do ensino da profissão aos que advogavam tratar-se de uma atividade que devia ser apren-dida na prática. O artigo discute ainda algumas das consequências da baixa taxa de profissionalização do jornalismo bem como as alterações verificadas nas últimas décadas no posicionamento epistemológi-co das formações superiores nesta área, que no presente tendem a posicionar-se mais próximas das ciências sociais do que das humanidades, fruto de uma forte in-fluência da pesquisa administrativa e do modelo de ensino americanos.pt_PT
dc.description.abstractThis article is based on a paper delivered at a round table on “Journalism Teaching and Curricula” held during the Congress “Journalism Education in the XXI Century” that took place at the University of Coimbra in December 2014. It debates the relationship between journalists and journalism education, advocating that there is still a need to overcome the traditional opposition between those who consider journalism as a profession that can be taught and those who foresee it as an activity to be learned on the job. The article also discusses some of the consequences of the low level of journalism professionalization and the changes in the epistemological positioning of higher education training in this field. The strong influence of the administrative research and of the American education model has led journalism teaching to position itself closer to social sciences than the humanities.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.14195/2183-6019_3_6pt_PT
dc.identifier.issn2183-6019
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33232
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino do jornalismopt_PT
dc.subjectEstado Novopt_PT
dc.subjectJornalistaspt_PT
dc.subjectModelo americano de jornalismopt_PT
dc.subjectPesquisa administrativapt_PT
dc.subjectJournalism teachingpt_PT
dc.subjectJournalistspt_PT
dc.subjectAmerican model of journalism teachingpt_PT
dc.subjectAdministrative researchpt_PT
dc.titleO Ensino do Jornalismo - Um desafio para as universidades e para os jornalistaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage102pt_PT
oaire.citation.startPage93pt_PT
oaire.citation.titleMediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Públicopt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
person.familyNameRibeiro
person.givenNameNelson
person.identifier.ciencia-idDF17-7884-EA34
person.identifier.orcid0000-0003-4724-550X
person.identifier.ridD-6567-2016
person.identifier.scopus-author-id42862286700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationdc86f3b3-014d-4625-9b88-3ae91f0dc90e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydc86f3b3-014d-4625-9b88-3ae91f0dc90e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
5915.pdf
Size:
733.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format