Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O Ensino do Jornalismo - Um desafio para as universidades e para os jornalistas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
5915.pdf733.42 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente artigo tem por base uma co-municação apresentada na mesa redonda “Ensino e Planos de Estudo”, realizada no decorrer do Congresso “Ensino do Jorna-lismo no Século XXI”, que teve lugar na Universidade de Coimbra em dezembro de 2014. O texto debate a relação dos jornalistas com o ensino do jornalismo, defendendo não ter sido ainda ultrapas-sada a clivagem que, durante diversas décadas, opôs os defensores do ensino da profissão aos que advogavam tratar-se de uma atividade que devia ser apren-dida na prática. O artigo discute ainda algumas das consequências da baixa taxa de profissionalização do jornalismo bem como as alterações verificadas nas últimas décadas no posicionamento epistemológi-co das formações superiores nesta área, que no presente tendem a posicionar-se mais próximas das ciências sociais do que das humanidades, fruto de uma forte in-fluência da pesquisa administrativa e do modelo de ensino americanos.
This article is based on a paper delivered at a round table on “Journalism Teaching and Curricula” held during the Congress “Journalism Education in the XXI Century” that took place at the University of Coimbra in December 2014. It debates the relationship between journalists and journalism education, advocating that there is still a need to overcome the traditional opposition between those who consider journalism as a profession that can be taught and those who foresee it as an activity to be learned on the job. The article also discusses some of the consequences of the low level of journalism professionalization and the changes in the epistemological positioning of higher education training in this field. The strong influence of the administrative research and of the American education model has led journalism teaching to position itself closer to social sciences than the humanities.

Description

Keywords

Ensino do jornalismo Estado Novo Jornalistas Modelo americano de jornalismo Pesquisa administrativa Journalism teaching Journalists American model of journalism teaching Administrative research

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue