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Sofrimento moral dos enfermeiros em contexto pediátrico
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Berenguer, Sílvia Maria Alves Caldeira | |
dc.contributor.author | Miranda, Ana Cristina Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2024-07-01T12:00:59Z | |
dc.date.available | 2024-07-01T12:00:59Z | |
dc.date.issued | 2024-01-24 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.description.abstract | O presente relatório analisa as aprendizagens e as dificuldades, profissionais e pessoais, encontradas durante a realização da última unidade curricular para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. O fenómeno do sofrimento moral nos enfermeiros em contexto pediátrico foi o tema principal e transversal a todo o relatório, bem como, nos contextos de estágio, por ser emergente abordar e adquirir mais conhecimentos sobre o impacto que os locais de trabalho têm nos profissionais de enfermagem e, se de alguma forma, assim, o cuidado às crianças/jovens e às suas famílias pode ser prejudicado. Paralelamente, e tendo em conta o diagnóstico situacional de cada serviço, foram desenvolvidas atividades que permitissem desenvolver e/ou adquirir competências de enfermeiro especialista, tendo como principal objetivo o desenvolvimento profissional e pessoal. Nomeadamente, nos cuidados de saúde primários foi possível acompanhar e participar em grupos de trabalho que têm como foco o cuidar de crianças com necessidades de saúde especiais e crianças em risco. Durante o estágio de neonatologia, foram adquiridos mais conhecimentos sobre a intervenção de enfermagem no desmame ventilatório e na autonomia alimentar de grandes prematuros. Por fim, no serviço de internamento de pediatria o foco foi a intervenção de enfermagem na adaptação da criança/jovem e família à hospitalização, pelo impacto negativo que pode ter na dinâmica familiar e no desenvolvimento saudável da criança. Por conseguinte, ser Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica é conseguir coordenar a teoria, sustentada em pilares teóricos como a Filosofia dos cuidados centrados na Família com a parceria de cuidados de Anne Casey e os cuidados atraumáticos, com a mais recente evidência científica operacionalizada através dos cuidados diários a crianças/jovens e suas famílias, cada vez mais, com necessidades de saúde complexas e diversificadas. Porém, um enfermeiro não cuida sozinho, mas sim, inserido em diferentes contextos de trabalho e dentro de equipas multidisciplinares, sendo, ultimamente, influenciado, positiva ou negativamente pela instituição em que trabalha e as condicionantes da sociedade em que está inserido. | pt_PT |
dc.description.abstract | This assignment analyses the professional and personal learnings and difficulties found during the last phasis of the academic course to obtain a Master in Pediatric Nursing.The phenomenon of nurses´ moral distress in pediatric care was the main topic throughout this assignment, as well, during the clinical placements as it is emergent to develop more knowledge regarding the impact of institutions in nurses and in what way the care of children and their families can be harmed. Alongside this, during each placement, activities were developed to achieve competencies of a pediatric nurse, having as the main objective professional and personal development. Such as, in community care was possible to be part of work groups for children with special needs and children at risk. At the neonatology unit the focuses of learning were the nurses´ interventions during the weaning of ventilation and in the feeding autonomy for extreme premature babies. In the last placement, the pediatric ward, the aim was to gain more knowledge regarding nurses´ intervention for children and their family’s adaptation to hospitalization due to its known negative impact in the families dynamic and healthy children development.In this way, to be a pediatric nurse is to be able to coordinate important nursing theoretical subjects, like Centered Family Care, Anne Casey´ partnership in care and a traumatic care in pediatrics, with daily care, based in the most recent literature, to children and their families with growing, diverse and more complex needs. Although, nurses are not isolated healthcare workers, they are part of different contexts and within multidisciplinary teams, and, ultimately, influenced, negative and positively, by the institutions that they work for and by the society where they live. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203573749 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/45642 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Sofrimento moral | pt_PT |
dc.subject | Resiliência moral | pt_PT |
dc.subject | Pediatria | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento pessoal | pt_PT |
dc.subject | Moral distress | pt_PT |
dc.subject | Moral resilience | pt_PT |
dc.subject | Pediatric care | pt_PT |
dc.subject | Professional development | pt_PT |
dc.subject | Personal development | pt_PT |
dc.title | Sofrimento moral dos enfermeiros em contexto pediátrico | pt_PT |
dc.title.alternative | Nurses' moral distress in pediatric care | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem | pt_PT |