Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Perspetiva da gestão sobre a sustentabilidade nas instituições de ensino superior : o papel da gestão na promoção de boas práticas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203349881.pdf1.07 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Sustentabilidade e inovação são dois conceitos cada vez mais importantes em todos os setores de atividade, incluindo o ensino superior. As Instituições de Ensino Superior (IES) têm a responsabilidade de desempenhar um papel líder na promoção de boas práticas de sustentabilidade, não só nas operações diárias, mas também na formação de indivíduos conscientes e responsáveis do meio ambiente. O presente trabalho final de mestrado tem como objetivo principal compreender como a gestão das IES promove boas práticas de sustentabilidade, através de iniciativas inovadoras. Será utilizada uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, assumindo como método principal de recolha de dados a entrevista. Estas foram realizadas a diferentes órgãos de gestão, responsáveis pelo departamento da sustentabilidade de diversas IES. O objetivo proposto neste estudo permitiu concluir que as instituições estão verdadeiramente comprometidas em alcançar a sustentabilidade, com o intuito de construir um futuro melhor para as próximas gerações. Embora as IES já tenham criado equipas específicas para lidar com questões de sustentabilidade e inovação, há ainda alguns desafios a enfrentar, como a falta de indicadores de desempenho claros e a necessidade de melhorar os planos estratégicos para a sustentabilidade. Não obstante, as parcerias com organizações externas e a avaliação positiva do impacto das IES são sinais encorajadores de que se está a progredir na direção certa.
Sustainability and innovation are two concepts that are increasingly important in all sectors of activity, including higher education. Higher Education Institutions (HEIs) have a responsibility to play a leading role in promoting sustainable practices, not only in daily operations, but also in educating individuals who are conscious and responsible towards the environment. The main objective of this final master's project is to understand how HEI management promotes good sustainability practices through innovative initiatives. A descriptive qualitative approach will be used, assuming the interview as the main method of data collection. These were carried out with different management bodies responsible for the sustainability department of various HEIs. The proposed objective of this study allowed us to conclude that institutions are truly committed to achieving sustainability in order to build a better future for the next generations. Although HEIs have already created specific teams to deal with sustainability and innovation issues, there are still some challenges to be faced, such as the lack of clear performance indicators and the need to improve sustainability strategic plans. Nevertheless, partnerships with external organizations and positive evaluation of the impact of HEIs are encouraging signs that progress is being made in the right direction.

Description

Keywords

Sustentabilidade Inovação Instituição de ensino superior Sustainability Innovation Higher education institution

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue