Repository logo
 
Publication

Autorregulação na aprendizagem: um estudo exploratório no ensino superior português

dc.contributor.authorPinto, Joana Carneiro
dc.contributor.authorFaria, Liliana
dc.contributor.authorPinto, Helena Rebelo
dc.date.accessioned2021-09-02T10:15:54Z
dc.date.available2021-09-02T10:15:54Z
dc.date.issued2016-01-01
dc.description.abstractEste estudo avalia as qualidades psicométricas do Questionário de Autorregulação da Aprendizagem (QARA; Williams & Deci, 1996)e analisa diferenças em estudantes do ensino superior português. Participaram 171 adultos (147, 86,0% mulheres), com uma idade média de 24,70 anos (Min-Max:17-53; DP= 8,56), aos quais foi administrado o QARA, constituído por 12 itens que avaliam o grau de participação no curso de ensino superior, e as possíveis razões para esse envolvimento, de acordo com uma regulação controlada versus autónoma. A análise fatorial exploratória indica a existência de dois fatores que explicam 50% da variância total dos itens. Registram-se diferenças estatisticamente significativas em função do sexo na regulação controlada, e em função da idade na regulação autónoma e na regulação controlada. Não se verificam diferenças em função da média académica, da satisfação académica, ou da satisfação com a vida em geral. Retiram-se implicações para o aprofundamento desta linha de investigação.pt_PT
dc.description.abstractThis study assesses psychometric properties of the Self-Regulation Learning Questionnaire (SRLQ; Williams & Deci, 1996), and analyzes differences in Portuguese higher education students. 171 adults (147, 86.0 % women) participated, with a mean age of 24.70 years (Min-Max: 17-53, SD = 8.56), to which the SRLQ was administered, consisting of 12 items that assess the degree of participation in the higher education course, and the possible reasons for this involvement, according to autonomous vs controlled regulation. The exploratory factor analysis suggests the influence of two factors, which explain 50% of the items total variance. There were statistically significant differences by sex in the controlled regulation, and by age in the autonomous regulation and controlled regulation. There were no differences considering academic average, academic satisfaction or satisfaction with life in general. Implications are drawn for the advancement of this research area.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.5935/2175-3520.20160001pt_PT
dc.identifier.issn2175-3520
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34602
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAutorregulaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectSelf-regulationpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titleAutorregulação na aprendizagem: um estudo exploratório no ensino superior portuguêspt_PT
dc.title.alternativeSelf-regulated learning: an exploratory study in Portuguese higher educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage12pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Psicologia da Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume43pt_PT
person.familyNamePinto
person.familyNameRebelo Pinto
person.givenNameJ.C.
person.givenNameHelena
person.identifier.ciencia-idD61D-1A4C-A61E
person.identifier.ciencia-idE81D-AF3D-D496
person.identifier.orcid0000-0001-8151-7412
person.identifier.orcid0000-0002-9654-3055
person.identifier.scopus-author-id56539970700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication09fd1928-4bcf-421b-a944-204f2ade96cf
relation.isAuthorOfPublication3ccab6cd-eb77-4caf-9bcf-99c7d260f4df
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery09fd1928-4bcf-421b-a944-204f2ade96cf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
n43a01.pdf
Size:
285.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format