Repository logo
 
Publication

Formação de professores e utilização das tecnologias digitais na escola

dc.contributor.authorCruzeiro, Marco
dc.contributor.authorAndrade, António
dc.contributor.authorMachado, Joaquim
dc.date.accessioned2022-01-21T19:17:16Z
dc.date.available2022-01-21T19:17:16Z
dc.date.issued2020-02-28
dc.description.abstractEm Portugal, foram desenvolvidos sucessivos projetos, programas e iniciativas com vista ao desenvolvimento de atitudes e conhecimentos dos docentes em exercício relativamente à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC); contudo, a maioria dos professores continua a não criar situações de utilização das TIC pelos alunos de forma consistente e regular. Este estudo visa compreender a forma como a formação em TIC tem sido planeada e identificar os seus efeitos sobre os conhecimentos dos professores e sobre a forma como estes mobilizam as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. O estudo é de natureza qualitativa e recorre à análise de documentos e à entrevista semiestruturada de participantes em ações de formação na qualidade de formadores ou de formandos. Os dados obtidos sugerem possíveis fragilidades no processo de diagnóstico e levantamento de necessidades de formação e apontam para uma oferta formativa sem referencial explícito, valorizando aspetos teóricos ou teórico-práticos. Constata-se ainda que mais de metade da oferta formativa em TIC visa satisfazer necessidades do trabalho dos professores não relacionadas com as práticas de ensino, e os seus efeitos situam-se mais no desenvolvimento de competências relativas ao trabalho de retaguarda dos professores.pt_PT
dc.description.abstractIn Portugal, successive projects, programs and initiatives have been developed with the aim of developing teachers’ attitudes and knowledge regarding the use of information and communication technologies (ICT), but most teachers do not continue to create situations of ICT use by students in a consistent and regular manner, and this may be due to the type of training provided. This study aims to understand how ICT training has been planned and to identify its effects on teachers’ knowledge and how they mobilize the technologies in teaching and learning processes. The study is of a qualitative nature and uses the analysis documents and the auscultation through a semi-structured interview of participants in training actions as trainers or trainees. The obtained data suggest possible weaknesses in the process of diagnosis and survey of training needs, point to a formative offer without explicit referential valuing theoretical or theoretical practical aspects. It is also noted that more than half of the ICT training offer is aimed at meeting the needs of teachers’ work unrelated to teaching practices and their effects are more in the development of skills related to the back work of teachers.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2019.5301pt_PT
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/36540
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectPráticas de ensinopt_PT
dc.subjectPolíticas tecnológicaspt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectInformation and communication technologiespt_PT
dc.subjectTeaching practicespt_PT
dc.subjectTechnology policiespt_PT
dc.titleFormação de professores e utilização das tecnologias digitais na escolapt_PT
dc.title.alternativeTeacher training and use of digital technologies in schoolpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage307pt_PT
oaire.citation.issue19pt_PT
oaire.citation.startPage281pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
5301_Artigo_8943_1_10_20200226 (1).pdf
Size:
591.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format