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Authors
Abstract(s)
The Internet of Everything (IoE) is a concept introduced by Cisco as the succeeding
phase of the Internet of Things (IoT), consisting in creating a network connection of objects,
people, processes and data (Cisco 2013). The novelty in this concept is that instead of
referring simply to the network connection of physical objects, the IoE allows for connected
‘things’ to send higher-level information back to machines, computers, and people for further
evaluation and decision making (Cisco 2013). !
This dissertation aims to analyze the IoE concept’s strategic impact in clustered retails.
In order to contextualize the concept and, later, perform the correct analysis of the subject, a
review of the technologies at its core and Cisco’s perspective of IoE’s realization in retail is
made. Furthermore, making up the core of sustainable strategic advantage analysis, a review
is made regarding Resource-based View (RBV) model according to Barney’s framework and
Customer Relationship Management (CRM) through Payne and Frow’s framework.
In the subsequent chapter, the model of analysis is explained, incorporating the
proposition that a smartphone application is, at a first phase, the optimal presentation layer
for consumers. Empirical data collection is then performed through a questionnaire intended
to give answer to the dissertation’s research question of sustainable competitive advantage.
The results, collected from a population sample of 120 respondents, ascertained the
importance of the smartphone app and its most appealing features.
The strategic applicability of IoE in clustered retail is, then, confirmed through the
application of both RBV and CRM models, which verify the system’s potential to generate
sustained competitive advantage, confirming the dissertation’s main objective.
A Internet of Everything (IoE) – ou a Internet de Tudo - é um conceito introduzido pela Cisco como fase sucessora da Internet of Things (IoT) – ou a Internet das Coisas -, caracterizada por criar uma rede de conectiva de objectos, pessoas, processos e informação (Cisco 2013). A novidade introduzida por este conceito é de que, em vez de fazer referência apenas à rede de conexões de objectos físicos, o IoE permite à rede de ‘coisas’ o envio de informação de qualidade superior de volta para máquinas, computadores, e pessoas para avaliações e decisões adicionais (Cisco 2013). O objectivo desta dissertação assenta na análise do impacto estratégico do conceito de IoE em retalho conglomerado. De modo a contextualizar o conceito e, mais tarde, proceder à correcta análise do tópico, uma revisão da tecnologia basilar e da perspectiva da Cisco em relação à implementação da IoE em retalho é realizada. Ademais, constituindo a origem da análise à vantagem estratégica sustentável, uma revisão é feita a ambos os modelo de Resource-base View (RBV), de acordo com enquadramento de Barney, e Customer Relationship Management (CRM) – ou Gestão de Relacionamento com o Cliente -, através do enquadramento de Payne e Frow. No capítulo subsequente, o modelo de análise é explicado, incluindo a proposição que uma aplicação para smartphone seria, numa primeira fase, o canal de ligação e apresentação ao consumidor ideal. A recolha de dados empíricos é, de seguida, executada através de um questionário, pretendendo dar resposta dar resposta à pergunta central da dissertação relativa à vantagem competitiva sustentável. Os resultados, recolhidos de uma amostra populacional de 120 inquiridos, determinaram a importância da aplicação para smartphones e quais as suas características mais apelativas. A aplicabilidade estratégica da IoE em retalho conglomerado é, assim, confirmada através da aplicação de ambos os modelos de RBV e CRM, que certificam o potencial do sistema em gerar vantagem competitiva sustentável, confirmando assim o objectivo principal da dissertação.
A Internet of Everything (IoE) – ou a Internet de Tudo - é um conceito introduzido pela Cisco como fase sucessora da Internet of Things (IoT) – ou a Internet das Coisas -, caracterizada por criar uma rede de conectiva de objectos, pessoas, processos e informação (Cisco 2013). A novidade introduzida por este conceito é de que, em vez de fazer referência apenas à rede de conexões de objectos físicos, o IoE permite à rede de ‘coisas’ o envio de informação de qualidade superior de volta para máquinas, computadores, e pessoas para avaliações e decisões adicionais (Cisco 2013). O objectivo desta dissertação assenta na análise do impacto estratégico do conceito de IoE em retalho conglomerado. De modo a contextualizar o conceito e, mais tarde, proceder à correcta análise do tópico, uma revisão da tecnologia basilar e da perspectiva da Cisco em relação à implementação da IoE em retalho é realizada. Ademais, constituindo a origem da análise à vantagem estratégica sustentável, uma revisão é feita a ambos os modelo de Resource-base View (RBV), de acordo com enquadramento de Barney, e Customer Relationship Management (CRM) – ou Gestão de Relacionamento com o Cliente -, através do enquadramento de Payne e Frow. No capítulo subsequente, o modelo de análise é explicado, incluindo a proposição que uma aplicação para smartphone seria, numa primeira fase, o canal de ligação e apresentação ao consumidor ideal. A recolha de dados empíricos é, de seguida, executada através de um questionário, pretendendo dar resposta dar resposta à pergunta central da dissertação relativa à vantagem competitiva sustentável. Os resultados, recolhidos de uma amostra populacional de 120 inquiridos, determinaram a importância da aplicação para smartphones e quais as suas características mais apelativas. A aplicabilidade estratégica da IoE em retalho conglomerado é, assim, confirmada através da aplicação de ambos os modelos de RBV e CRM, que certificam o potencial do sistema em gerar vantagem competitiva sustentável, confirmando assim o objectivo principal da dissertação.
