Repository logo
 
Publication

Memória auditiva-verbal de alunos do 7.º ano com diferentes rendimentos académicos

dc.contributor.authorRato, Joana R.
dc.contributor.authorFerreira, Jorge
dc.date.accessioned2021-08-03T10:29:25Z
dc.date.available2021-08-03T10:29:25Z
dc.date.issued2016-01-01
dc.description.abstractApoiado na literatura que destaca a necessidade de instrumentos de avaliação específicos das competências mnésicas para despiste de problemas de aprendizagem, o presente estudo tem como objetivo analisar o desempenho na memória auditiva-verbal de alunos portugueses com diferentes rendimentos escolares. A amostra é composta por 153 estudantes do 7.º ano de escolaridade com idades entre 12 e 14 anos (M=12,43; DP=0,63). O desempenho da memória foi avaliado pelo teste de memória de histórias pertencente à Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC; Simões et al., 2008). O rendimento académico das crianças foi obtido através das pautas de avaliação lançadas pelos Professores. Os principais resultados deste estudo mostraram que: (i) bons desempenhos na memória auditiva-verbal estão significativamente associados ao sucesso escolar; (ii) melhores desempenhos na evocação imediata de histórias do que na diferida. As conclusões evidenciam a importância da avaliação neuropsicológica em contexto escolar por forma a superar a falta de ferramentas de diagnóstico.pt_PT
dc.description.abstractSupported in the literature that highlights the need of memory assessment to screening learning difficulties, the aim of this study is to analyse the auditory verbal memory of students with different academic performance. The used sample was composed by 153 Portuguese students with ages between 12 and 14 years old (AVG= 12.43; SD=.63). The memory performance was evaluated by the narrative memory tasks, one of the tests of Coimbra’s Neuropsychological Assessment Battery (BANC; Simões et al., 2008). The children’s academic performances were evaluated by the Teacher’s Report. The main results showed that: (i) good auditory-verbal memory performance was associated with academic success at school; (ii) better performers in the immediate recall of stories than in the deferred. These results are discussed in terms of the need to increase the use of neuropsychological tools in the Portuguese school context to overcome the lack of diagnostic tools.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34632/cadernosdesaude.2016.2855pt_PT
dc.identifier.issn1647-0559
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34393
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação neuropsicológicapt_PT
dc.subjectMemória auditiva-verbalpt_PT
dc.subjectResultados escolarespt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectNeuropsychological assessmentpt_PT
dc.subjectAuditory-verbal memorypt_PT
dc.subjectAcademic performancept_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.titleMemória auditiva-verbal de alunos do 7.º ano com diferentes rendimentos académicospt_PT
dc.title.alternativeAuditory-verbal memory in children with different academic achievementspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage15pt_PT
oaire.citation.startPage7pt_PT
oaire.citation.titleCadernos de Saúdept_PT
oaire.citation.volume8pt_PT
person.familyNameRato
person.givenNameJoana
person.identifier812524
person.identifier.ciencia-id591B-2B12-04F7
person.identifier.orcid0000-0002-7298-4892
person.identifier.scopus-author-id54795716700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication42b4bbbb-538f-4eac-acc5-18d3088c3491
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery42b4bbbb-538f-4eac-acc5-18d3088c3491

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2855_article_5926_1_10_20191112.pdf
Size:
215.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format